Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Reduz o número de veículos motorizados.
A solução proposta tem como ação principal a instituição de norma que regulamenta o estacionamento nas ruas da cidade com vistas a criar condições para a reabilitação de espaços públicos e equipamentos urbanos. A ferramenta servirá para influenciar a demanda de transporte e desenvolvimento urbano de uma cidade, trazer redução do congestionamento, promover o transporte público, o desenvolvimento compacto, moradias acessíveis, melhoria da qualidade do ar, elevação das condições de caminhabilidade, favorecer a vitalidade econômica de zonas locais, a criação de corredores e a recuperação de espaços públicos.
O Problema
Esse tipo de solução se trata de uma ação que busca romper com regulações anacrônicas, que ainda proveem enormes espaços dedicados ao estacionamento de automóveis, seja no espaço público ou em construções de uso residencial ou comercial. A oferta abundante e gratuita de estacionamento muitas vezes não está integrada ao planejamento urbano, não leva em conta as condições do entorno, as taxas de motorização cada vez mais crescentes e até mesmo a demanda real por estacionamento. Parte-se do pressuposto de que todas as viagens em automóvel começam e terminam em um espaço de estacionamento e, assim sendo, este se converte em uma ferramenta fundamental para controlar e reduzir os congestionamentos, bem como seus efeitos negativos sobre a vida nas cidades. Em um contexto de aumento drástico da motorização individual, a gestão do estacionamento é fundamental para a busca de alternativas sustentáveis de mobilidade urbana. Na prática, reforma na política de estacionamento é uma ferramenta para influenciar a demanda de transporte e desenvolvimento urbano de uma cidade, trazendo redução do congestionamento, promovendo o transporte público, o desenvolvimento compacto, moradias acessíveis, melhoria da qualidade do ar, elevação das condições de caminhabilidade, favorecer a vitalidade econômica de zonas locais, a criação de corredores e a recuperação de espaços públicos. Destaca-se por fim, que em muitas cidades a demanda por estacionamento é menor que as exigências dos diversos regulamentos, gerando uma situação de mal aproveitamento do uso do solo.
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