Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Ao converter viagens individuais e coletivas diminui os veículos particulares de circulação, reduzindo, portanto, a quantidade de agentes poluidores nas ruas.
A solução é baseada na metodologia de serviço de transporte coletivo via aplicativo, funcionando na mesma lógica dos demais apps de transporte sob demanda, possibilitando a identificação do motorista, acompanhamento do veículo, previsão de chegada e avaliação da viagem. O usuário solicita a viagem através de aplicativo de celular, sendo que as rotas são dinâmicas e os pontos de embarque e desembarque são acordados previamente, não necessariamente precisando coincidir com pontos de ônibus e estações rodoviárias. O transporte pode ser feito por ônibus, micro-ônibus e vans. Esse tipo de solução pode ser aplicada tanto por empresas de transporte público, quanto por empresas privadas que atuam de forma totalmente independente. No Brasil, existem empresas oferecendo esse tipo de serviço em larga escala, onde são oferecidas viagens intermunicipais e interestaduais em ônibus da empresa e parceiros. Nesse caso, toda a transação ocorre por meio de um aplicativo de celular. A grande vantagem desse tipo de solução é fornecer um transporte coletivo de maior qualidade para os usuários, já que possui maior transparência da qualidade do serviço oferecido e maior opções de rotas e pontos de embarque e desembarque. Em segundo lugar, esse tipo de serviço atrai usuários de transportes individuais, reduzindo o número de carros nas ruas e contribuindo o número de acidentes, trânsito e emissões de poluentes atmosféricos. Além de incentivar esse tipo de solução, também é papel do setor público criar um arcabouço legal para a regularização e fiscalização da atividade para que ela atinja o seu objetivo de melhoria da mobilidade.
O Problema
A perda de passageiros no transporte coletivo é um problema constado em muitas cidades brasileiras em contexto recente. Muitos são os fatores elencados, entre eles os congestionamentos, a falta de priorização e de infraestrutura decorrente da ausência de investimentos e, por fim, a competição com os automóveis particulares oferecidos através de aplicativos em trajetos mais curtos. No entanto, do ponto de vista da sustentabilidade ambiental (principalmente quando se abre as possibilidade de eletrificação) e financeira, os ônibus do transporte coletivo continuam sendo um importante opção de transporte em cidades de grande porte (mais de 1 milhão habitantes). É, portanto, um desafio para os gestores públicos e as empresas concessionárias trazer de volta usuários para o transporte coletivo, oferecendo, ao mesmo tempo, um transporte sustentável e eficiente.
Compartilhe: