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BENS E SERVIÇOS

Sistema comunitário de bicicletas compartilhadas

Sistema comunitário de bicicletas compartilhadas

Mobilidade

Acesso à e na cidade

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Diminuindo a necessidade de viagens motorizadas.


A solução refere-se à implementação de sistema de bicicletas compartilhadas gerido autonomamente pela comunidade. Paralelamente, a iniciativa é acompanhada de ações para a normalização da bicicleta enquanto meio de transporte. Os sistemas de bicicletas são cada vez mais populares em todo o mundo e têm o potencial de aumentar não só a acessibilidade, mas também a visibilidade das pessoas que andam de bicicleta no dia-a-dia. Trata-se de uma solução que estimula a mobilidade ativa, favorecendo o meio ambiente e a qualidade de vida ao promover a movimentação via meio de transporte não motorizado.

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O Problema

Investigações a respeito de sistemas de bicicletas compartilhadas em outros países tem chamado a atenção para a necessidade do serviço ser oferecido em locais mais acessíveis para atrair usuários mais pobres. É reconhecido que o padrão de funcionamento dos sistemas de transporte no Brasil é marcado por desigualdades nas condições de deslocamento entre grupos sociais, decorrentes, em grande medida, dos diferentes níveis de acesso à infraestrutura e aos serviços de transporte presentes nas cidades. Em relação à mobilidade por bicicleta, pesquisas indicam a existência de uma demanda reprimida, relacionada sobretudo à falta de infraestrutura. Segundo os resultados da última pesquisa “Perfil do Ciclista Brasileiro”, 54,4% das pessoas entrevistadas usariam a bicicleta mais vezes se houvesse mais ciclovias e bicicletários (TRANSPORTE ATIVO, 2018). Em comunidades de baixa renda localizadas em periferias metropolitanas, a inserção deste tipo de sistema também pode contribuir para normalizar a imagem do ciclismo junto à população, incentivando ainda mais o seu uso (GOODMAN et al., 2014). De forma complementar, ações de capacitação e conscientização para o uso da bicicleta, por sua vez, podem contribuir para a redução de percepções estigmatizadas sobre a prática do ciclismo urbano; por exemplo, a de que o uso da bicicleta oferece alto risco de acidente. Outro ponto para reflexão em relação a esse tipo de solução é a disponibilidade e qualidade da infraestrutura cicloviária e dos serviços relacionados ao uso da bicicleta, que se apresentam de forma bastante desigual (RioOnWatch, 2016). A oferta de serviços de bicicletas compartilhadas – mesmo que por iniciativa comunitária – rompe com o paradigma de que esse serviço é restrito a áreas densas de alta renda ou zonas turísticas.