Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Diminuindo a necessidade de viagens motorizadas.
A solução refere-se à implementação de sistema de bicicletas compartilhadas gerido autonomamente pela comunidade. Paralelamente, a iniciativa é acompanhada de ações para a normalização da bicicleta enquanto meio de transporte. Os sistemas de bicicletas são cada vez mais populares em todo o mundo e têm o potencial de aumentar não só a acessibilidade, mas também a visibilidade das pessoas que andam de bicicleta no dia-a-dia. Trata-se de uma solução que estimula a mobilidade ativa, favorecendo o meio ambiente e a qualidade de vida ao promover a movimentação via meio de transporte não motorizado.
O Problema
Investigações a respeito de sistemas de bicicletas compartilhadas em outros países tem chamado a atenção para a necessidade do serviço ser oferecido em locais mais acessíveis para atrair usuários mais pobres. É reconhecido que o padrão de funcionamento dos sistemas de transporte no Brasil é marcado por desigualdades nas condições de deslocamento entre grupos sociais, decorrentes, em grande medida, dos diferentes níveis de acesso à infraestrutura e aos serviços de transporte presentes nas cidades. Em relação à mobilidade por bicicleta, pesquisas indicam a existência de uma demanda reprimida, relacionada sobretudo à falta de infraestrutura. Segundo os resultados da última pesquisa “Perfil do Ciclista Brasileiro”, 54,4% das pessoas entrevistadas usariam a bicicleta mais vezes se houvesse mais ciclovias e bicicletários (TRANSPORTE ATIVO, 2018). Em comunidades de baixa renda localizadas em periferias metropolitanas, a inserção deste tipo de sistema também pode contribuir para normalizar a imagem do ciclismo junto à população, incentivando ainda mais o seu uso (GOODMAN et al., 2014). De forma complementar, ações de capacitação e conscientização para o uso da bicicleta, por sua vez, podem contribuir para a redução de percepções estigmatizadas sobre a prática do ciclismo urbano; por exemplo, a de que o uso da bicicleta oferece alto risco de acidente. Outro ponto para reflexão em relação a esse tipo de solução é a disponibilidade e qualidade da infraestrutura cicloviária e dos serviços relacionados ao uso da bicicleta, que se apresentam de forma bastante desigual (RioOnWatch, 2016). A oferta de serviços de bicicletas compartilhadas – mesmo que por iniciativa comunitária – rompe com o paradigma de que esse serviço é restrito a áreas densas de alta renda ou zonas turísticas.
Compartilhe: