Artigo Estudos de Caso

Empréstimo de bicicleta para estudantes – UENF - Campos dos Goytacazes (RJ)

Metodologia

Mobilidade

Sistema comunitário de bicicletas compartilhadas

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

A solução consiste em um programa de empréstimo de bicicletas para estudantes da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), localizada no município de Campos dos Goytacazes, estado do Rio de Janeiro. O empréstimo das bicicletas é feito para estudantes matriculados nos cursos de graduação da UENF a partir do 3º período, moradores de Campos e também para alunos do curso de Engenharia de Exploração e Produção de Petróleo que podem estar domiciliados em Macaé, município vizinho.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O empréstimo das bicicletas é realizado sem nenhum ônus ao usuário. No entanto, em caso de avaria, o conserto é de responsabilidade do estudante. As bicicletas foram adquiridas através do Convênio MEC/PNAES (Programa Nacional e Assistência Estudantil para as Instituições de Ensino Superior Públicas do Estado)

Desafios

  • Maior acesso da comunidade universitária aos espaços do Campi.

  • Incentivo à substituição de um meio motorizado pela bicicleta.

  • Apoio à permanência de estudantes de baixa e média renda no ensino superior

Contexto

Campos dos Goyatazes é um município localizado na Região Norte Fluminense e tem como principal vizinho o município de Macaé. Ambos constituem o polo base das atividades de exploração de petróleo da Bacia de Campos. Em 2019, sua população foi estimada pelo IBGE em 500.548 pessoas. Sua densidade calculada pelo IBGE, com dados do Censo de 2010, é de 115,16 hab/km² (IBGE, 2019). Sendo cortado por importantes rodovias federais (BR 101, BR 356) e estaduais, Campos dos Goytacazes constitui um entroncamento entre o Rio de Janeiro, Minas Gerais e o Espírito Santo. Por sua localização estratégica, o município constitui um importante polo universitário, contando com três importantes Instituições de Ensino Superior: A Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF), o Instituto Federal Fluminense (IFF) e o Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense (UFF). A UENF possui 18 cursos de graduação, tendo duas licenciaturas oferecidas a distância através do Centro de Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro (CEDERJ). Já na pós-graduação, oferece 13 programas, todos reconhecidos pela CAPES. O campus Leonel Brizola sedia a UENF, abrigando a reitoria e as principais unidades de ensino, sendo a prefeitura do campus a responsável pelo planejamento, organização e manutenção deste espaço.