Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
As esferas plásticas podem ser de material reciclado e quando expostas ao fogo não emitem gases tóxicos. Outras características sustentáveis deste sistema consistem na redução logística de caminhões-betoneira, na redução de energia envolvida na fabricação dos materiais da construção civil e na utilização racional de equipamento, diminuindo a emissão de CO2 durante a concretagem da estrutura. O sistema possui a certificação de redução do impacto ambiental, conhecida como selo verde. O sistema possibilita ainda a redução na quantidade de concreto e como consequência reduz a carga no sistema estrutural.
A solução consiste em um sistema construtivo de lajes de concreto, no qual se incorporam esferas plásticas (de polipropileno) entre o espaçamento de dois conjuntos das armaduras de ferro na área sem desempenho estrutural, possibilitando a redução do peso da estrutura na ordem de um terço e sua descarbonização, devido a menor utilização de concreto e aço em relação aos sistemas convencionais. Com isso, a solução proposta deve proporcionar maior agilidade construtiva, padronização de resultados, aumento da produtividade e eficiência no consumo de energia, visando alcançar as metas de construções com baixa emissão de gases de efeito estufa. Entre as mudanças que geram resultados de maneira mais rápida e eficaz está a diminuição do consumo de cimento, uma vez que o processo de produção deste insumo está relacionado a elevados índices de emissão de CO2. Ao demandar menor quantidade de concreto, também reduz o consumo de energia e de água associados. Finalmente, reduz a geração de resíduos, assim como pode permitir o reaproveitamento, tendo em vista que as esferas plásticas podem ser de material reciclável.
O Problema
A indústria do cimento é carbono-intensiva e apresenta elevado desperdício de materiais e insumos durante todas as etapas da construção. É responsável por cerca de 5 a 7% da emissão mundial de dióxido de carbono (CO2). No Brasil, para cada tonelada de clínquer produzido, que é como se chama a massa crua utilizada durante a fabricação do cimento, são liberados na atmosfera pelo menos 564 kg de CO2. Nesse contexto, a aplicação de sistema construtivo de laje leve se constitui em alternativa de menor impacto ambiental e que visa promover a sustentabilidade urbana.
Compartilhe: