Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A utilização da madeira na construção civil desestimula a utilização de outros materiais construtivos cujos processos de extração e produção emitem altas taxas de gases de efeito estufa. A quantidade de madeira consumida é replantada, e, na sua fase de crescimento, as árvores retiram o CO2 do meio ambiente, o que gera um saldo positivo, ao contrário de outros materiais que liberam CO2 na sua fabricação.
O wood frame é uma tecnologia de construção que consiste em montantes e guias em base de madeira reflorestada e diferentes fechamentos (como por exemplo chapas cimentícias e de gesso) e isolante térmico/acústico. Por ser um sistema construtivo em madeira tende a possuir impacto ambiental mais baixo, em termos de emissões de CO2, que as construções convencionais que utilizam cimento/aço, apesar desta tecnologia ainda ter a necessidade uso de concreto armado para construir as fundações. As peças de madeira são produzidas industrialmente, o que reduz o tempo de obra. As peças, prontas, são transportadas para o local da obra e encaixadas umas nas outras, geralmente com a utilização de pregos, parafusos ou grampos. O fato de as peças serem produzidas industrialmente e encaixadas em uma coordenação modular exige uma racionalização do processo construtivo, o que reduz o desperdício de material e de recursos naturais, como água e energia.
O Problema
No Brasil, devido a fatores como a disponibilidade de matéria prima, mão-de-obra e conhecimento técnico, as matérias-primas mais utilizadas na construção civil são o concreto armado e a alvenaria. Estas opções geram muitos resíduos durante o processo de construção, são intensivas no uso de recursos naturais, e assim impactam negativamente o meio ambiente.
Compartilhe: