Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Sistema estrutural: Wood Frame

Sistema estrutural: Wood Frame

Ambiente Construído

Descarbonização da infraestrutura

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A utilização da madeira na construção civil desestimula a utilização de outros materiais construtivos cujos processos de extração e produção emitem altas taxas de gases de efeito estufa. A quantidade de madeira consumida é replantada, e, na sua fase de crescimento, as árvores retiram o CO2 do meio ambiente, o que gera um saldo positivo, ao contrário de outros materiais que liberam CO2 na sua fabricação.


O wood frame é uma tecnologia de construção que consiste em montantes e guias em base de madeira reflorestada e diferentes fechamentos (como por exemplo chapas cimentícias e de gesso) e isolante térmico/acústico. Por ser um sistema construtivo em madeira tende a possuir impacto ambiental mais baixo, em termos de emissões de CO2, que as construções convencionais que utilizam cimento/aço, apesar desta tecnologia ainda ter a necessidade uso de concreto armado para construir as fundações. As peças de madeira são produzidas industrialmente, o que reduz o tempo de obra. As peças, prontas, são transportadas para o local da obra e encaixadas umas nas outras, geralmente com a utilização de pregos, parafusos ou grampos. O fato de as peças serem produzidas industrialmente e encaixadas em uma coordenação modular exige uma racionalização do processo construtivo, o que reduz o desperdício de material e de recursos naturais, como água e energia.

Wood frame Tecnologias inovadoras Madeira

O Problema

No Brasil, devido a fatores como a disponibilidade de matéria prima, mão-de-obra e conhecimento técnico, as matérias-primas mais utilizadas na construção civil são o concreto armado e a alvenaria. Estas opções geram muitos resíduos durante o processo de construção, são intensivas no uso de recursos naturais, e assim impactam negativamente o meio ambiente.