Artigo Estudos de Caso

Habitação social "Minha Casa Minha Vida" em Wood Frame - TECVERDE

Metodologia

Ambiente Construído

Sistema estrutural: Wood Frame

Brasil

Paraná(PR)

Em 2015, foram construídas 66 casas no bairro do Alto Boqueirão, em Curitiba, pelo Programa Minha Casa Minha Vida. A construção utilizou a tecnologia wood frame - ao invés de utilizar concreto armado e alvenaria, como é comum no programa. O conjunto das 66 moradias foi nomeado de Moradias Nilo e foi construído durante o período de 6 meses (cerca de metade do prazo normal para uma obra convencional).

Custo para Implementação

Informação não disponível

A construção de habitação pelo Minha Casa Minha Vida é financiada pela Caixa Econômica Federal.

Desafios

  • O Programa produz habitação acessível para famílias de baixa renda; o estudo de caso específico a produz em wood frame, um material mais resiliente e sustentável que os utilizados convencionalmente na construção civil.

  • As construções são realizadas utilizando madeira, um material limpo, cuja extração é pouco prejudicial aos ecossistemas - em relação à produção do cimento e do aço - e emite taxas consideravelmente mais baixas de gás carbônico. Outro fator redutor da taxa de emissão de GEE é a utilização de madeira reciclada em alguns componentes da estrutura.

Contexto

A ocupação irregular Vila Nova surgiu no bairro do Alto Boqueirão, Zona Sul de Curitiba, a partir do ano de 1985. O assentamento surgiu em área de risco aos moradores, devido aos alagamentos frequentes (por estar em região topográfica baixa e pela proximidade ao córrego Alto Boqueirão) e à dificuldade de acesso à infraestrutura (pela proximidade à linha férrea). O residencial Moradias Nilo foi construído para atender parte das famílias que ocupavam irregularmente a região da Vila Nova.Foram atendidas famílias com renda mensal de até 1,6 mil reais - ou seja, famílias de até classe média baixa.