Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Mesmo que no transporte público coletivo ainda predomine a utilização de óleo diesel como fonte energética (responsável por grande parte das emissões de GEE), esses meios de transporte são muitas das vezes menos poluentes do que as viagens por automóvel e motocicleta por conta da maior eficiência no transporte de passageiros por quilômetro. Desse modo, a expansão de uma rede de canaletas exclusiva para transporte público, com redução do tempo de deslocamento, tem o potencial de influenciar a migração modal e, assim, favorecer um deslocamento mais eficiente e responsável do ponto de vista ambiental.
O sistema Tronco-Alimentador consiste em uma técnica de racionalização do transporte coletivo urbano por ônibus, mediante a implantação de terminais de transbordo e conexão em pontos estratégicos da cidade, os quais são definidos após realização de estudo de oferta e demanda de passageiros na escala de bairro ou na escala de município/região metropolitana. Com o sistema Tronco-Alimentador, são criadas linhas de ônibus designadas "tronco" especiais que conectam o centro das cidades aos bairros residenciais, ofertando maior capacidade de transporte de passageiros e melhor oferta de horários. Já as linhas "alimentadoras" integram-se às linhas tronco através de um subsistema ramificado, cujo objetivo principal é integrar deslocamentos mais específicos com baixa demanda de transporte de passageiros. Neste sentido, a solução tem o objetivo de conferir mais fluidez ao trânsito ao racionalizar a oferta de veículos a uma demanda equivalente, além de incentivar a adoção do sistema de transporte público coletivo, que possui maior fator de ocupação, e, consequentemente, maior benefício em termos de emissões de gases poluentes.
O Problema
O principal desafio e benefício do Sistema Tronco-Alimentador é reduzir a quantidade de veículos trafegando nas áreas de maior atração populacional da cidade. Em cidades onde o transporte público coletivo tem regulação precária e/ou cuja organização não conta com o suporte de um plano diretor de transportes, observa-se uma concorrência territorial entre as empresas que operam linhas de ônibus pelos ganhos em prol dos itinerários mais rentáveis. Em geral, esses itinerários incidem nas regiões de maior densidade populacional e de serviços, como o centro, resultando em excesso de veículos circulando numa mesma área e operando abaixo da capacidade por conta da oferta elevada. Neste sentido, a solução aqui caracterizada tem o objetivo de conferir mais fluidez ao trânsito ao racionalizar a oferta de veículos a uma demanda equivalente.
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