Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A criação de um parque em áreas degradadas e abandonadas por mineradoras ou atividade industrial permite a recuperação gradual do meio ambiente daquele espaço, a partir do reflorestamento e da sucessão ecológica secundária, contribuindo para o sequestro de carbono da atmosfera.
A criação de parques urbanos em áreas de mineração desativadas e abandonadas é uma possível solução a ser prevista por meio do Plano de Fechamento da Mina e do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas, tanto como medida de recuperação ambiental como de planejamento de uso futuro, principalmente para atividades próximas a áreas urbanizadas ou de expansão urbana. Parques urbanos são empreendimentos que trazem vitalidade ao meio urbano e fomentam o setor turístico, podendo transformar as condições socioeconômicas das regiões próximas, trazendo benefícios para a população local, como a geração de emprego e renda. Ademais, a criação de um parque em áreas desativadas por mineradoras permite a adoção do reflorestamento, o qual sequestra carbono da atmosfera. Ademais, aumenta a resiliência a eventos climáticos extremos, como ilhas de calor, em face ao resfriamento natural causado pelo aumento do nível de umidade no ar decorrente da floresta.
O Problema
A exploração de minas é uma atividade que gera empregos diretos e indiretos, mas as consequências negativas para o meio ambiente são inúmeras. Assim, é preciso articular os limites das atividades minerárias e a sua degradação ao meio ambiente. A desativação ou fechamento da infraestrutura, devido ao esgotamento mineral ou abandono, traz problemas de inutilização de grandes áreas, degradação do solo, potencial contaminação da água, entre outros. Essas grandes áreas abandonadas em ambientes urbanos causam, além dos riscos ambientais, desvalorização e perda nas funções urbanas de toda a região de entorno.
Compartilhe: