Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Ao produzir a energia através de painéis solares, esta iniciativa contribui para a redução de GEE, pois o veículo não necessita de recursos fósseis para seu funcionamento. Dessa forma, trens solares não lançam gases de efeito estufa e materiais particulados – nome dado às partículas muito pequenas de materiais sólidos ou líquidos, que causam doenças respiratórias.
Esta solução aborda a adoção de transporte ferroviário movido por energia solar. O transporte ferroviário em si tem sido um meio de mobilidade há muito tempo, no entanto, a inclusão de energia solar para seu abastecimento adiciona um ponto de vista sustentável ao sistema. Trens movidos a energia solar podem substituir aqueles movidos a diesel ou mesmo os movidos a energia elétrica da rede (como é o caso de alguns trens de passageiros urbanos). Os trens são alimentados por placas solares instaladas em cima de seus vagões ou ao longo da linha de trem, nas laterais. Esta solução pode ser utilizada para o consumo de energia interno dos vagões, como climatização, iluminação e painéis informativos, porém a aplicabilidade de uso para alimentar os motores é um pouco mais restrita. Dependendo do tamanho e da velocidade do trem em questão, a área necessária de placas solares se torna inviável. Para obter 100% da energia requerida para manter o trem em funcionamento, seria necessário o uso de áreas ao redor das linhas de trem. O uso de baterias pode ser usado para manter o funcionamento do trem durante a noite e durante possíveis interrupções de energia. Também, o uso de baterias conjugadas ao sistema de geração solar pode ser uma forma de ajudar o funcionamento integral com energia solar. As baterias podem ser recarregadas enquanto não há funcionamento do trem, ou mesmo quando há sobre geração. Ainda que seja implementado como forma adicional de energia, muitos benefícios podem ser constatados. É possível que exista uma economia de energia pela eficiência energética deste tipo de solução. A redução do consumo de energia pode acarretar também em uma possível redução das passagens, já que está relacionado a menores custos. Também, dentre os benefícios podemos ponderar menores emissões e menor poluição atmosférica como um todo.
O Problema
O transporte ferroviário é amplamente utilizado mundialmente tanto para o transporte de pessoas quanto para o de mercadorias. Na maioria dos casos, os trens são movidos a diesel, um combustível derivado de petróleo. No caso brasileiro, a opção de trens urbanos também utiliza a eletricidade como fonte de energia, que embora predominantemente renovável, possui parcela da geração associada aos combustíveis fósseis. Ademais, a idade média da frota é relativamente elevada. e a opção é pouco disseminada, sobretudo no transporte de cargas. Neste particular, a opção de trens solares, sobretudo em regiões com alto potencial fotovoltaico, pode ser interessante.
Compartilhe: