Artigo Soluções

BENS E SERVIÇOS

Triciclo elétrico para transporte de cargas

Triciclo elétrico para transporte de cargas

Mobilidade

Descarbonização do transporte

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Sim, os triciclos elétricos utilizam motores elétricos e podem, ainda, ser movidos a energia solar. Desta forma não fazem uso de motor a combustão e não emitem gases de efeito estufa.


Triciclo elétrico ou motocicleta de três rodas são veículos muito utilizados no meio urbano e que tem se tornado tendência mundial para driblar os problemas de mobilidade urbana. A proposta de uso de três rodas, diferentemente das motocicletas comuns, garante maior estabilidade, capacidade de carga e conforto ao condutor ampliando a segurança para o uso no dia a dia. Soma-se a isto a possibilidade de transporte de cargas leves nos meios urbanos. A estabilidade e segurança aliados ao motor elétrico tornam os triciclos elétricos uma tendência para a logística urbana de cargas com menor impacto ao meio ambiente, com grande efeito multiplicador de empregos e renda associados à logística das entregas.

Triciclo elétrico transporte de cargas logística sustentável

O Problema

A logística de produtos que abastecem os grandes centros urbanos atendendo a demanda das pessoas impactam e são também impactados pela organização da mobilidade urbana. Se por um lado são responsáveis pela entrega de encomendas de forma ágil para as pessoas e sua qualidade depende de melhores condições de mobilidade, também contribuem para o aumento dos congestionamentos, poluição do ar e sonora. O volume de veículos de carga que representam 4% da frota brasileira não é tão alto em relação ao número de veículos transitando diariamente nos centros urbanos. Ainda assim, veículos comerciais leves e motocicletas representam 16% das emissões de gases de efeito estufa (GEE) em cidades como São Paulo (CETESB, 2019).