Artigo Estudos de Caso

Gnewt Cargo - logística na última milha em Londres

Metodologia

Mobilidade

Triciclo elétrico para transporte de cargas

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

London()

Triciclos de carga assistidos eletricamente e vans elétricas são usados para entregar encomendas no centro de Londres. A operação dos veículos não resulta em consumo de combustíveis fósseis ou emissões de gases de efeito estufa, pois a eletricidade utilizada é produzida a partir de fontes renováveis. As entregas são realizadas pela empresa Gnewt Cargo, especializada em frete urbano verde.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Trata-se de um empreendimento exclusivamente privado, cujas cifras de investimento inicial não se encontram disponíveis publicamente.

Desafios

  • Promove acesso e deslocamentos mais eficientes em áreas centrais com alta densidade, focos de congestionamento, poluição sonora e poluição do ar

  • Promove acesso e deslocamentos mais eficientes em áreas centrais com alta densidade, focos de congestionamento, poluição sonora e poluição do ar, promovendo benefícios ambientais.

  • Possibilita o acesso a uma nova opção de transporte em áreas de alta densidade e focos de congestionamento

  • Reduz a necessidade da circulação de veículos de carga de médio e grande porte, o que pode gerar um ambiente urbano mais amigável para ciclistas e pedestres

Contexto

A cidade de Londres possui um patrimônio reconhecido mundialmente, por isso é um destino turístico muito procurado, o que gera um enorme fluxo de pessoas pelas ruas, especialmente pedestres em sua área central. A autoridade municipal prevê que população provavelmente continuará crescendo na década de 2020. Uma das principais mudanças demográficas previstas para as próximas décadas é o aumento da população com idade acima dos 90 anos, colocando novos desafios para o planejamento urbano, que, agora, deve atender às necessidades de uma população que está envelhecendo. A população da cidade, que já é bastante variada, deve continuar se diversificando. Espera-se que as comunidades étnicas negras, asiáticas e outras minorias cresçam fortemente como resultado do crescimento natural e migração contínua do exterior. Previsões apontam que, em 2036, mais doze bairros de Londres provavelmente terão a maioria de sua população formada por esses grupos. Em relação às mudanças climáticas, dentre as previsões do Governo do Reino Unido estão verões mais quentes e invernos mais chuvosos. Até o fim deste século, a temperatura média em Londres durante o verão pode aumentar em 3,9º C. As comparações são relativas ao período 1961-1990 (MAYOR OF LONDON, 2011). O uso utilitário da bicicleta em Londres é, apesar da percepção do público, relativamente seguro. Tal aspecto torna soluções baseadas nesse veículo extremamente promissoras.