Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
O VLT é um meio de transporte público de baixa emissão de gases causadores do efeito estufa. Dessa forma, estima-se que, ao longo dos 25 anos da concessão o VLT evite a emissão de 410 mil toneladas de CO2.
A solução consiste na utilização de veículo leve sobre trilhos (VLT) em grandes cidades. Essa opção de transporte coletivo se mostra uma alternativa de transporte ágil e sustentável, funcionando de forma integrada com os vários modais de transporte público, como no caso de ônibus ou metrô subterrâneo, principalmente nas áreas centrais das cidades. Possui vantagens em termos de segurança e rapidez, não emitindo poluição por ser movido à tração elétrica. O VLT é adaptável ao traçado e pode vencer rampas e realizar curvas fechadas. A implantação desta solução é também geralmente associada a projetos de renovação urbana, adaptando-se a estética paisagística da cidade.
O Problema
Diversas cidades brasileiras enfrentam problemas de congestionamentos provocados por veículos motorizados que incluem desde ônibus até automóveis particulares e motos. Os problemas de acessibilidade são elevados, notadamente nos grandes centros urbanos, e principalmente nas áreas de maior aglomeração dentro das cidades. Existe a necessidade de ampliar a oferta de alternativas de transporte para melhorar as condições de mobilidade e acessibilidade. O VLT torna-se uma alternativa atrativa, pois tem capacidade para transportar entre 15.000 a 35.000 passageiros/hora/sentido, integrando-se a outros modos de transporte. Os problemas de congestionamento também impactam o meio ambiente e a qualidade de vida em função das emissões de GEE e poluição do ar, de modo que alternativas de transporte sustentáveis contribuem para mitigar as externalidades negativas ligadas aos processos de congestão.
Compartilhe: