Artigo Estudos de Caso

O objetivo da implementação do veículo leve sobre trilhos teve como propósito a criação de uma alternativa de transporte ágil e sustentável que integrasse os vários modais de transporte público que chegam ao Centro ao invés de se tornar mais um concorrente entre os diversos pontos de chegada à região central carioca e, também, o resgate da memória dos antigos bondes da cidade nas paisagens de um Rio mais moderno - inspirado, especialmente, pelos preparativos dos megaeventos de 2016. O VLT Carioca circula no perímetro urbano a 10-25 km/h (velocidade média) e a 60-70 km/h (velocidade máxima). As paradas têm rampas de acesso suaves e com sinalização em braille indicando nome e sentido. As plataformas são niveladas para facilitar o embarque de cadeirantes. O piso podotátil ajuda a orientar pessoas com deficiência visual. No interior dos veículos há validadores em altura adequada e avisos visuais e sonoros que auxiliam ao longo da viagem. O VLT Carioca opera com energia elétrica em um sistema chamado APS – Alimentação Pelo Solo - uma solução de mobilidade que não só dispensa combustíveis fósseis, mas também preserva a paisagem urbana.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O financiamento (de R$ 746,5 milhões) foi concedido à Concessionária do VLT Carioca S/A (Prefeitura do Rio) pelo BNDES para implantar e prestar o serviço de operação e manutenção do sistema.

Desafios

  • O VLT Carioca aumenta a capilaridade do transporte público na cidade.

  • Trata-se de um transporte coletivo de alta capacidade.

  • Trata-se um meio de transporte limpo zero-emissões.

Contexto

A cidade do Rio de Janeiro é capital do estado homônimo e conta com uma população estimada de 6.688.927 pessoas (2018). Sua área territorial corresponde ao valor de 1.200,177 quilômetros quadrados, contando com densidade demográfica de 5.265,82 habitantes por quilômetro quadrado. Seu IDHM alcança um valor de 0,799 (2010), enquanto seu PIB per capita é de aproximadamente R$ 50.500, em 2016. Além disso, a cidade tem mortalidade infantil de 11,32 óbitos por mil nascidos vivos (2014) e quase 97% da população de 6 a 14 anos se encontra matriculada no ensino regular. A rede do VLT carioca está restrita à área central do Rio de Janeiro, que engloba tanto o seu centro financeiro (Avenida Rio Branco e Aeroporto Santos Dumont), como a Zona Portuária, recentemente remodelada para fins turísticos. Em 2018, criou-se uma nova linha de VLT que passou a integrar outros pontos de interesse local e hub de transportes, como a Central do Brasil. A área atendida pelo VLT é hoje tratada como referência de políticas públicas de renovaçao urbana, cujo elemento principal é formado principalmente pelo VLT Carioca como sinônimo de novo paradigma em termos de mobilidade.