Artigo Estudos de Caso

Águas de Juturnaíba – ETE Ecológico Pontes dos Leites

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Estações Ecológicas de Tratamento de Esgoto

Brasil

Rio de Janeiro(RJ)

A estação Ponte dos Leites de Águas de Juturnaíba é considerada a maior estação ecológica de esgotos do Brasil devido ao seu porte: atende de 144.000 pessoas com capacidade de 200 litros por segundo em uma área de 6,8 hectares. O sistema foi desenvolvido por equipe multidisciplinar, tendo um especialista no sistema ecológico que já havia atuado até no Haiti após o terremoto. O sistema circular foi implantado em 2009. Funciona ao purificar as águas com vegetação macrófita por fito e biorremediação, depois de passar por filtros e área de decantação. Faz tratamento terciário, quer dizer, devolve águas limpas para os corpos d’água. A evaporação das águas juntamente com a evapotranspiração da vegetação reduzem o volume do efluente em cerca 30 a 40% que é transferido para a atmosfera, tanto da água quanto do próprio efluente que fica em repouso, reduzindo o volume da água. Esse é, portanto, o processo de tratamento ideal para o efluente existente. A vegetação cresce muito rapidamente por conta do excesso de nutrientes que absorve, é cortada e encaminhada para compostagem e a produção de artesanato, gerando renda para a população local. É um projeto premiado e que recebe visitas frequentes de outras cidades brasileiras e internacionais para conhecer seu sistema de funcionamento.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Águas de Juturnaíba - não foram encontrados maiores dados sobre o financiamento do projeto.

Desafios

  • Tratamento biológico é essencial para manter a vitalidade nas águas, pois não utiliza química em seu processo (cloro que mata bactérias, tanto patógenos quanto essenciais à manutenção da vida).

  • Mantém o ciclo natural das águas, aproveitando os resíduos de forma integral, e evaporando e evapotranspirando, devolvendo água para atmosfera que é essencial para manutenção do ciclo de chuvas.

  • Utiliza a água contido no sistema de esgoto durante o processo de tratamento, e devolve limpa para o corpo d'água.

  • É um sistema vivo de tratamento de águas, que mantém e aumenta a biodiversidade e o ambiente para as pessoas.

  • A ETE Ecológica gera biomassa que é transformada em adubo e artesanato.

  • A ETE contribui para acomodar as águas das chuvas que vêm poluídas com esgoto, fazendo a descontaminação e lançando de volta ao sistema hídrico.

  • ETE ecológica mantém a vida nas águas retirando o excedente de nutrientes e evitando a adição de produtos químicos que alteram a ecologia dos ecossistemas aquáticos.

  • Com o aumento da biodiversidade há maior oferta de serviços ecossistêmicos.

  • ETE ecológica é mais um espaço verde na cidade, em vez de ser impactante, podendo inclusive ser incorporado a projetos parque em suas áreas com águas descontaminadas.

  • É uma infraestrutura verde que oferece múltiplos serviços ecossistêmicos, de saneamento, melhoria no ambiente e na saúda de população.

  • Contribui grandemente para melhoria na paisagem urbana com a transformação de áreas indesejáveis, para espaço com impacto positivo.

  • Gera empregos verdes que promovem a nova economia baseada em geração e aproveitamento de recursos naturais.

  • A ETE Ponde dos Leites tem contribuído para a divulgação de novas tecnologias baseadas em soluções baseadas na natureza, criando uma nova cultura crítica sobre os recursos naturais e a necessidade de seu completo aproveitamento para o desenvolvimento regional.

Contexto

Araruama é uma cidade costeira ao norte da capital do Rio de Janeiro, com quase 80.000 habitantes. O sistema de coleta de esgoto é combinado com o de águas pluviais que aumentam o volume de águas com esgoto diluído, como acontece na maior parte dos sistemas de esgotamento sanitário das cidades brasileiras.Para ter um sistema mais eficiente é preciso tirar o excedente de água. As ETEs convencionais consomem muita energia e emitem muito carbono na atmosfera por conta do excedente de águas que recebem do sistema misto de esgoto e águas pluviais, que precisam ser tratados mecânica e quimicamente, o que é evitado no sistema ecológico.