Estudos
Análise de Tendência de ICE (WQI) Modificado em Corpos Receptores: Estudo de Caso no Distrito Federal, Brasil
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Índice de qualidade para água
Brasil
Distrito Federal(DF)
Metodologia
Foram utilizados para calibrar e calcular o ICE dados de série histórica de monitoramento de qualidade da água de 3 pontos do Ribeirão Santo Antonio da Papuda, um ponto a montante do lançamento da ETE São Sebastião, um ponto a jusante 450 m do lançamento equivalente a zona de mistura, e um ponto a 3,8 km do lançamento da ETE, considerado o ponto de zona de recuperação. Os dados analisados são do período de 2015 à 2017. O método original do ICE (CCME,2017), recomenda que sejam escolhidas no mínimo quatro variáveis e de quatro dados de monitoramento no período em analise. Para o estudo foram utilizados os dados de 9 variáveis: DBO, E. coli, Fósforo total, Nitrogênio Amoniacal, Nitrato, Nitrito, OD, pH e Turbidez. Estas variáveis são as mesmas utilizadas para o cálculo do IQA da CETESB, e os mesmos recomendados pela CRH/DF no. 02/14. As categorias variam entre: 80 - 100 manancial em conformidade 80 - 45 manancial mediano menor que 45 manancial não conforme
Implementação
Atores
CAESB
Público-Privada
UNIVERSIDADE DE BRASILIA
Governamental (de cima para baixo)
Canadian Council of Ministerss of the Environmental-Water Quality Index
Outro
Governança
Estabelecimento de Índices para melhor comunicação com a população usuária dos recursos hídricos. Este índice deverá ser adotado e regulamentado pelas agencias reguladoras dos Estados e Distrito Federal. O trabalho foi fruto do estágio de uma aluna da Engenharia Ambiental da UnB na CAESB e seu orientador.
Público-alvo
CAESB, Universidade de Brasília e população de modo geral.
Elementos de Replicabilidade
Desenvolvimento de um índice de conformidade de qualidade dos corpos hídricos, é um assunto delicado e necessita conhecimento específico para sua aplicação. Como requisito de transferência, seria importante o estabelecimento de uma ação regulatória com prazo definido, onde durante o período de 24 meses a utilização deste índice fosse avaliada. A partir desta "certificação e adequação", realizar capacitação nos demais órgãos intervenientes e usuários como CAESB, CEB, e produtores rurais, de tal forma que esta informação seja disponibilizada.
Compartilhe: