Artigo Estudos de Caso

BioSolar Leaf no Campus da Imperial College London de White City

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Folha biosolar

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Inglaterra()

No Campus da Imperial College London de White City, foi instalado, em ambiente externo, o sistema tecnológico BioSolar Leaf para melhorar a qualidade do ar na região, numa compensação pela falta de espaço para plantio de árvores no local ocupado pela Imperial College London de White City. O Sistema que foi desenvolvido pela startup Arborea em parceria com a Imperial College London, purifica o ar através da fotossíntese de plantas microscópicas, removendo gases do efeito estufa do ambiente e gerando oxigênio a uma equivalência de cem árvores na superfície ou espaço de apenas uma árvore, além de produzir uma fonte sustentável de biomassa orgânica.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Informação não disponível.

Desafios

  • As micro plantas aumentam a biodiversidade, removem dióxido de carbono do ambiente ao redor, purificam o ar e produzem oxigênio, diminuindo a pegada de carbono global.

Motivação

A razão da instalação do sistema BioSolar Leaf Imperial College London de White City, pode ser facilmente identificada pela declaração do professor Neil Alford, reitor associado (Planejamento Acadêmico) do Imperial College London, que assim disse: “A poluição do ar é um dos desafios mais urgentes de Londres, e a Imperial está comprometida em encontrar soluções sustentáveis e resilientes para essa ameaça. Essa colaboração com a Arborea é uma oportunidade excepcional para mostrar o poder do BioSolar Leaf em nosso Campus de White City. Por meio do nosso plano diretor de White City, estamos apresentando soluções sustentáveis com potencial para melhorar os resultados ambientais no oeste de Londres, em todo o Reino Unido e em todo o mundo.” (Global Leader Today, 2019).

Contexto

White City é um distrito de Londres com, aproximadamente, 14 mil habitantes, um centro comercial bastante desenvolvido, com excelentes conexões de transporte para os distritos vizinhos. Na região encontra-se o Television Centre onde grandes produções são gravadas em público, o shopping Westfield com lojas de grifes e designers locais, o Loftus Road Stadium do time profissional de futebol Queens Park Rangers, o Hammmersmith Park, empresas como Publicis Media e Ralph & Russo, o farol cultural BBC, o Royal College of Art e a ITV no antigo prédio da BBC Media Works, com todos os programas de TV diurnos da ITV sendo transmitidos do local, o Yoox Net-A-Porter Tech Hub de última geração (um espaço de inovação de 7.000m²) que foi inaugurado no centro criativo White City Place novo centro comercial e hub de rede criativa. A Imperial London College tem um campus na região onde funciona o centro de inovação da Universidade e parte do Molecular Sciences Research Hub, juntando-se às empresas de ciências biológicas de White City Place, que incluem os gigantes farmacêuticos suíços Novartis, Synthace e Autolus. White City também tem planos de criar a Cidade da Educação com um investimento de 65 milhões de libras esterlinas, com a criação de escolas, creches, centro de educação para adultos, centro de juventude, construção de um Parque de dois hectares para dar mais espaço verde a área, construção de novas moradias e geração de novos empregos, a ser realizado até 2023.