Estudos
Brooklyn Grange – Fazendas orgânicas sobre teto em Nova York
Soluções Baseadas na Natureza (NBS)
Agricultura urbana
Estados Unidos
Nova York()
Metodologia
Um grupo de jovens empreendedores arrendou as lajes, começando pela do Brooklyn para dar início a um projeto pioneiro na produção de alimentos orgânicos e vegetação nativa que atrai polinizadores. A fonte de renda inicial era da venda para restaurantes locais, e depois passaram a vender também para o público em dois dias na semana. Com os conhecimentos ecológicos adquiridos, começaram a compartilhar em cursos e oficinas para educar e conscientizar os moradores. Conforme o local foi ficando conhecido e devido à localização que dá vista para Manhattan, passaram a alugar para diversas atividades e evento. O negócio foi ficando rentável, possibilitando a expansão para mais uma localizada no bairro do Queens e mais uma no Brooklyn, seguindo o mesmo conceito de sustentabilidade original. A tecnologia de teto verde que desenvolveram para produzir alimentos e plantas que atraem polinizadores passou a ser replicada ao darem início à expansão das atividades em projetos desde mini-fazendas até paisagens com plantas nativas em diversas escalas. Têm parceria com a ONG educativa - City Growers -, que criaram para organizar visitas educativas, atividades com alunos e sessões com jovens durante o verão. Mais de 50.000 adolescentes já passaram por essas atividades. Com adultos promovem oficinas com diversos temas que visam a sustentabilidade, tanto voltadas para alimentação consciente quanto para outros temas relacionados a uma vida mais simples e saudável.
Implementação
Atores
Brooklyn Grange
Institucional/Privada
Fundadores
Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)
Governança
Brooklyn Grange
Público-alvo
Sócios, funcionários, clientes, visitantes, alunos e demais pessoas que usufruem e aprendem no espaço, ou consomem seus produtos.
Elementos de Replicabilidade
Pessoas com conhecimento e disposição para empreender em um negócio sustentável e inovador.
Disponibilidade de lajes para alugar.
Capital inicial, uma vez que a gestão é de uma empresa que deve se manter, dando lucro para os parceiros do empreendimento.
Motivar e engajar a comunidade para dar início ao projeto, criando o seu mercado consumidor que irá dar sustentabilidade econômica para o projeto e gerar trabalho e renda para seus colaboradores
Compartilhe: