Artigo Estudos de Caso

O Bynd é uma rede de caronas corporativa desenvolvida para facilitar o uso compartilhado de veículos entre funcionários de grandes corporações. Funciona por meio de um aplicativo que compartilha o trajeto dos usuários da rede fechada em uma plataforma segura.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O uso da plataforma não tem custos diretos para o motorista e caroneiro que podem, inclusive, dividir despesas de viagem. A empresa paga uma mensalidade para poder oferecer a solução de tecnologia aos colaboradores.

Desafios

  • Facilita o deslocamento diário entre casa, trabalho, casa, de forma mais econômica e sustentável.

  • Sistema fechado para caronas entre colegas de trabalho, pré-cadastrados.

Motivação

O objetivo principal é tirar carros das ruas e aumentar a taxa de ocupação dos veículos que já trafegam na cidade. O foco do Bynd é corporativo pois as empresas são responsáveis por mais de 70% dos deslocamentos motorizados na cidade de São Paulo (Pesquisa Origem Destino, 2019). Atualmente a Bynd está com 25 mil usuários, todos de grandes empresas.

Contexto

O aplicativo Bynd é uma forma de melhorar a qualidade de vida dos funcionários por meio da mobilidade; promover a redução do custo com transporte compartilhado; incentivar uma forma sustentável de se locomover e, ainda, promover a integração entre os funcionários. Todos estes fatores trazem um impacto positivo na vida das pessoas, na produtividade das empresas e na dinâmica das cidades. No contexto da pandemia de Covid-19, a solução tem auxiliado também as empresas a reduzirem o risco de contágio durante o deslocamento dos colaboradores que antes utilizavam o transporte público, uma vez que ônibus e trens aglomeram um grande volume de pessoas e são ambientes propícios para o contágio. Por meio das caronas é possível oferecer uma solução mais econômica, segura e confortável para todos. O transporte compartilhado é uma solução para um deslocamento mais sustentável e pode estar relacionado a futuras políticas de mobilidade urbana, com uma série de benefícios para os usuários. Segundo o Índice de Mobilidade Corporativa (IMCorp) de 2019, mais da metade dos deslocamentos realizados pelas pessoas estão relacionados ao trabalho. No caso de São Paulo os deslocamentos atingem uma média de 1h55min todos os dias. Neste contexto o IMCorp entende que as empresas são os grandes players na mudança do modelo de mobilidade urbana e se tornaram protagonistas da transformação positiva, de forma imediata, ao promover iniciativas de caronas corporativas e outras soluções que tragam eficiência para a mobilidade.