Artigo Soluções

ORGANIZACIONAL ou GESTÃO/MODELOS DE NEGÓCIO

Mobilidade Sustentável Corporativa

Mobilidade Sustentável Corporativa

Mobilidade

Descarbonização do transporte

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

Práticas de mobilidade corporativa buscam mitigar os impactos ambientais causados pelas preferências e condições de deslocamento da força de trabalho, mensurando quanto ela emite de gases de efeito estufa em decorrência desse padrão, sugerindo, desse modo, alternativas de racionalização.


Esta solução propõe que as corporações tanto privadas, quanto públicas, assumam seu papel como polos geradores de viagem e de alto fluxo de veículos em horários específicos do dia. A solução propõe a implementação de políticas corporativas e ações que incentivem deslocamentos casa-trabalho de seus trabalhadores de forma socialmente responsável, economicamente viável e ambientalmente adequada. O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos funcionários por meio da melhoria da mobilidade, assim como diminuir o impacto ambiental do uso de veículos privados de forma ineficiente. Dentre as ações poderiam ter medidas de carona inteligente, através do uso de aplicativos; medidas de veículo fretado para pontos-chave como metrô e trem; melhoria das instalações da empresa com bicicletários e vestiários apropriados; flexibilização de horário de entrada e saída, dentre outros. As ações tomadas podem promover a redução do custo com transporte compartilhado e incentivar formas sustentáveis de locomoção. Sendo assim, a medida tem como resultado possível a redução do fluxo de carros em horários de pico, retirando os carros dos congestionamentos, reduzindo as emissões relacionadas e também o tempo gasto no transporte.

Mobilidade Sustentável Corporativa Demanda de Viagem Deslocamento Casa-Trabalho-Casa Movimento Pendular

O Problema

Atualmente temos a problemática gerada pela hegemonia do transporte individual motorizado, o qual é mais poluente entre os demais, somada a longos e demorados deslocamentos, à precariedade das políticas de integração modal e ao próprio desenho urbano vigente das nossas cidades, pouco amigável à adoção de transporte ativo e sustentável. Estes fatores somados caracterizam um cenário que exerce influência indireta mas significativa sobre os padrões de deslocamento da população economicamente ativa. Considerando as empresas, principalmente as de grande porte, que são importantes polos geradores de viagens (e, portanto, responsáveis por induzir os fluxos de trânsito na cidade), esse cenário indica o papel da responsabilidade socioambiental dessas organizações em contribuir para apoiar hábitos de deslocamento mais sustentáveis e de maior qualidade, com benefícios tanto para a sua própria força de trabalho, quanto para a organização em si e para a comunidade em que se insere.