Artigo Estudos de Caso

Canteiro pluvial em bairro residencial de São Paulo

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ruas verdes

Brasil

São Paulo(SP)

A empreendedora imobiliária Aurinova, que construiu novos edifícios na rua, teve a iniciativa de transformar vagas de carros em canteiros pluviais. Para isso convidou o paisagista Nik Sabey, que tem feito inúmeras intervenções para renaturalizar as paisagens áridas paulistanas, para projetar e transformar a paisagem urbana da Rua Fiandeiras, no Itaim Bibi, bairro de São Paulo. Até o presente foram construídos três canteiros pluviais, de um total de oito planejados, que recebem as águas do escoamento superficial das áreas pavimentadas. O asfalto foi retirado e a altura do solo rebaixada para que possa acomodar o escoamento superficial em dias de chuvas. Com isso, os alagamentos têm diminuído, as águas têm infiltrado nos canteiros,que receberam plantas nativas e adaptadas às diversas situações climáticas – de muita chuva a escassez hídrica. As calçadas são estreitas, e para aumentar os espaços para pedestres, foram colocadas chapas metálicas com “pé-de-galinha”. Essa solução é de baixo custo e rápida execução. A prefeitura contribuiu retirando o asfalto e levando os resíduos que não foram aproveitados na execução dos canteiros. No terceiro canteiro, o síndico de um dos edifícios se envolveu, levando para a reunião de condomínio e conseguindo a adesão dos moradores. A partir da reunião foram construídos dois longos canteiros pluviais que recebem as águas do escoamento superficial.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Os dois primeiros canteiros foram pagos pela construtora. O terceiro foi pago pelo edifício, custou por volta de R$ 6000,00.

Desafios

  • Lugar de asfalto impermeável que serve apenas para estacionar veículos, a implantação de um canteiro que tem múltiplas funcionalidades dando uso mais apropriado ao solo urbano

  • Possibilita a recuperação de processos hídricos naturais, com infiltração, detenção e filtragem da águas contaminadas com poluição difusa

  • Reduz a pressão do escoamento superficial na drenagem urbana, com manejo sustentável das águas pluviais nas cidades

  • Contribui significativamente, especialmente quando implantado em sistema, para a redução dos impactos de grandes eventos climáticos, e também reduz a Ilha de Calor Urbano, ambos melhorando a resiliência frente às mudanças climáticas

  • Contribui para a filtragem das águas poluídas e recarga do aquífero.

  • Canteiros pluviais restauram e conservam serviços ecossistêmicos essenciais para cidades sustentáveis, especialmente quando implantados em sistema e em escala abrangente.

  • Contribui significativamente para a transformação de áreas urbanas monofuncionais que impactam a qualidade de vida, para paisagens urbanas com alto desempenho ecológico e para a melhoria de vida dos seus moradores devido aos múltiplos benefícios que oferece.

Contexto

A Rua das Fiandeiras, no bairro do Itaim Bibi em São Paulo, é residencial, como tantas outras nas cidades brasileiras. Existe um leve declive que carreia as águas da Avenida Santo Amaro na parte mais alta em direção às áreas mais baixas. Nesse percurso foram construídos os canteiros pluviais, que têm contribuído para infiltrar as águas do escoamento da via, reduzindo os alagamentos, e filtrando as águas que infiltram no subsolo.