Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Sequestro e fixação de carbono pela vegetação e solo, e redução de emissões veiculares por privilegiarem transporte limpo.
Ruas verdes visam manejar águas pluviais por meio da introdução de vegetação (herbáceas, arbustos e árvores), criação de solo e de pavimentos permeáveis para infiltrar e filtrar, reduzindo o excedente de águas de escoamento de superfícies impermeáveis. Para isso, ruas verdes devem combinar tipologias de soluções baseadas na natureza, como canteiros pluviais, biovaletas e arborização de ruas. A solução privilegia a mobilidade sustentável. Com isso, melhoram a qualidade de vida urbana, além de atrair comércio e serviços, melhorando a economia local com geração de mais empregos e renda. Ademais, a adoção deste tipo de projeto permite captar águas das chuvas a montante, o que evita carregamento de poluição, inundações e alagamentos em áreas à jusante. Ruas verdes também contribuem para amenizar as ilhas de calor urbano, capturar gases efeito estufa e reduzir o nível de ruídos. Melhoram a paisagem urbana e valorizam o entorno, com melhoria na segurança local. Finalmente, a solução se constitui em corredores de biodiversidade, especialmente pássaros.
O Problema
As ruas urbanas tradicionais, em geral, são vias que têm prioridade para a passagem de veículos. Muitas vezes existe falta de arborização adequada, bem como calçadas com espaços que possibilitem a absorção das águas das chuvas. Geralmente, o solo em cidades é coberto por asfalto ou concreto, o que leva à necessidade de regenerar sua cobertura. O escoamento superficial de ruas, calçadas e telhados leva a inundações e alagamentos, além de carrearem a poluição difusa que fica depositada sobre essas superfícies para os corpos d’água, com grandes impactos que em geral não são contabilizados. O sistema de drenagem que coleta as águas das chuvas fica sobrecarregado pelo excesso de água, principalmente em dia de grandes chuvas, ocasionando enchentes, inundações e alagamentos. As ruas em cidades brasileiras, em sua maioria, são espaços hostis às pessoas, com temperaturas altas e poluição no ar.
Compartilhe: