Artigo Estudos de Caso

Carona A Pé

Metodologia

Mobilidade

Implementação de grupos de caminhada utilitária para escola

Brasil

São Paulo(SP)

Metodologia

1. Por meio de sensibilizações e treinamentos de multiplicadores, o Carona A Pé oferece os elementos necessários para a aplicação da metodologia para auxiliar adultos da comunidade escolar a se organizarem para conduzirem grupos de crianças que moram próximas a irem juntas até a escola. 2. Todas os participantes do Carona a Pé usam faixas que as identificam, tornando-as mais visíveis ao caminhar e atravessar as ruas. Crianças usam faixa verde-neon sobre o pescoço, enquanto pré-adolescentes usam faixa cor de laranja, tornando-se monitoras do grupo. As rotas são realizadas nos períodos de entrada e saída com um revezamento de adultos da comunidade escolar que tem o papel de conduzir os passos e os olhares as crianças durante o trajeto.

Implementação

Atores

Carona a Pé

Institucional/Privada

Colégio Equipe (http://www.colegioequipe.g12.br)

Institucional/Privada

Governança

A aplicação dessa solução envolve a coordenação da Organização Carona a pé, responsável por replicar a metodologia e a distribuição do material. A iniciativa pode partir tanto da Escola, quanto de um grupo de pais. As organizações interessas devem realizar o contato através do website da Carona a pé: https://caronaape.com.br/.

Público-alvo

O público alvo é a comunidade escolar (alunos, pais, professores, funcionários da escola). A atualmente a metodologia aplicada pela Carona a Pé acontece em 3 escolas privadas na cidade de São Paulo e em 8 escolas municipais na cidade de Belo Horizonte. Em apenas uma das escolas de São Paulo onde foi implementado, desde 2015, o número de participantes chegou a 100 estudantes, além de 17 adultos.

Elementos de Replicabilidade

1. Incentivo à formação de rede de apoio comunitária que, para além da eficácia do projeto (realização do transporte casa-escola), também desperte adultos e crianças para a importância de andar a pé e construir uma nova relação com a cidade onde vivem. 2. Liderança escolar e comunitária responsável pela mobilização inicial e contato com organizações do tipo a Carona a Pé. 3. Plano de ação contendo principalmente agenda dos condutores (adultos que lideram as caminhadas em cada rota) 3. Aquisição do material para sinalização (faixa corporal que torna o pedestre mais visível ao trânsito)