Artigo Estudos de Caso

Casa feita com tijolos de plástico reciclado

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Tijolos de plástico reciclado

Colômbia

Caucá()

Fatores de Sucesso

Sociais

O uso de material reciclado vincula a empresa às cooperativas de reciclagem, auxiliando os cooperados na geração de renda, assim como os capacita no sentido de obter um melhor material para a produção dos tijolos. Também não se abstêm de ensinar o método de construção aos moradores locais de Guapi, o que resulta em melhoria da autoestima e empoderamento dessas pessoas. A construção de moradias acessíveis tem como resultado a diminuição do deficit habitacional, promovendo melhores condições econômicas e sociais.

Ambientais

Os resíduos plásticos são transformados em material de construção, evitando, desta forma, a poluição eventualmente gerada pelo descarte inadequado deste tipo de resíduo, o qual, além de ser bastante nocivo ao meio ambiente, pode levar centenas de anos para se decompor.

Econômicos

A casa de 40 m² custa, em média, 6 mil dólares, valor 30% menor do que os sistemas comumente utilizados no setor de habitação. O material utilizado na construção dispensa o uso de refrigeração, considerando que os tijolos isolam o calor; também são termoacústicos e seguem a regulamentação colombiana com relação à alta atividade sísmica da região.

Fatores de Fracasso

Não há qualquer fator de fracasso a relatar.

Fatores de Risco

Pode-se considerar um fator de risco a competitividade do mercado de construção, por tratar-se de um segmento que, tradicionalmente, é controlado por algumas grandes empresas que utilizam modelos convencionais de construção. Além disso, a correta separação dos resíduos domiciliares e comerciais é extremamente importante para que o material chegue ao local de reciclagem de forma adequada, sendo necessário uma campanha de conscientização constante.