Estudos
Central geradora fotovoltaica no Jardim Botânico de Curitiba
Energia
Geração de energia solar fotovoltaica com armazenamento de energia
Brasil
Paraná(PR)
Este estudo de caso trata do projeto e execução de usina solar fotovoltaica sobre o telhado do Espaço Cultural Frans Krajcberg, no Jardim Botânico de Curitiba, com potência de 112,85 kWp. Foram instalados 370 módulos fotovoltaicos. O objetivo foi o de atender a demanda de um dos principais pontos turísticos da cidade e gerar energia limpa e renovável.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O processo foi de licitação para execução da obra. A construtora que venceu o edital contratou a BORNE para projeto e execução da usina.
Desafios
-
Geração fotovoltaica pode minimizar o uso de fontes poluentes.
-
Geração fotovoltaica é considerada limpa e renovável.
Motivação
Geração de energia limpa e renovável própria para o estabelecimento.
Contexto
Na capital paranaense, o projeto “Curitiba mais energia” incentiva e apoia a geração de energia renovável na cidade. A Lei 15.277/2014, que permite a concessão de espaços públicos para a geração de energias renováveis, tornou o projeto viável. A prefeitura está surgindo com várias propostas e projetos para divulgar e expandir o uso da energia solar fotovoltaica. Segundo o Atlas de Energia Solar do estado do Paraná (Tiepolo et al, 2017), 80% do estado tem um índice de irradiação solar considerado alto, capaz de compensar até mesmo os dias nublados. Isso mostra o potencial do estado na geração de energia renovável.
Compartilhe: