Artigo Estudos de Caso

Central geradora fotovoltaica no Jardim Botânico de Curitiba

Metodologia

Energia

Geração de energia solar fotovoltaica com armazenamento de energia

Brasil

Paraná(PR)

Este estudo de caso trata do projeto e execução de usina solar fotovoltaica sobre o telhado do Espaço Cultural Frans Krajcberg, no Jardim Botânico de Curitiba, com potência de 112,85 kWp. Foram instalados 370 módulos fotovoltaicos. O objetivo foi o de atender a demanda de um dos principais pontos turísticos da cidade e gerar energia limpa e renovável.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O processo foi de licitação para execução da obra. A construtora que venceu o edital contratou a BORNE para projeto e execução da usina.

Desafios

  • Geração fotovoltaica pode minimizar o uso de fontes poluentes.

  • Geração fotovoltaica é considerada limpa e renovável.

Motivação

Geração de energia limpa e renovável própria para o estabelecimento.

Contexto

Na capital paranaense, o projeto “Curitiba mais energia” incentiva e apoia a geração de energia renovável na cidade. A Lei 15.277/2014, que permite a concessão de espaços públicos para a geração de energias renováveis, tornou o projeto viável. A prefeitura está surgindo com várias propostas e projetos para divulgar e expandir o uso da energia solar fotovoltaica. Segundo o Atlas de Energia Solar do estado do Paraná (Tiepolo et al, 2017), 80% do estado tem um índice de irradiação solar considerado alto, capaz de compensar até mesmo os dias nublados. Isso mostra o potencial do estado na geração de energia renovável.