Artigo Estudos de Caso

Central geradora fotovoltaica no Jardim Botânico de Curitiba

Metodologia

Energia

Geração de energia solar

Brasil

Paraná(PR)

Metodologia

A metodologia de instalação da usina fotovoltaica realizada pela empresa BORNE Soluções em energia é feita em 5 etapas: 1 - Elaboração de projeto arquitetônico, onde serão colocadas o número de placas solares na área do telhado da Galeria Krajcberg, no Jardim Botânico de Curitiba. Neste caso, a área é de 670 metros quadrados; 2 - Projeto elétrico; 3 - Aprovação de projeto pela distribuidora de energia local (COPEL); 4 - Execução de obra que levou 12 dias para ser finalizada; 5 - Vistoria e homologação pela distribuidora de energia. Segundo Lucas Pereira, diretor executivo da BORNE, afirma que sustentabilidade nunca foi tão lucrativa e que investimentos em geração de energia solar cresceram anualmente dois dígitos ou mais no Brasil, desde que ela foi regulamentada pela ANEEL, há quase 10 anos.

Implementação

  • Secretaria Municipal do Meio Ambiente

    Comunitária/Grassroots (de baixo para cima)

  • BORNE Soluções em Energia

    Institucional/Privada

  • LHC Construções

    Institucional/Privada

O processo foi foi mediado por licitação, através de edital publicado pela Prefeitura Municipal de Curitiba. Uma construtora ganhou o processo e contratou a empresa BORNE - Soluções em Energia para fazer o projeto e executar a usina fotovoltaica. A construtora não tinha o know-how para a execução, por isso terceirizou o trabalho da usina para empresa especializada.

Turistas e moradores locais que desfrutam do ambiente do ponto turístico, além do próprio município de Curitiba, com a economia na geração de energia.

Fatores de Sucesso

Sociais

Podemos considerar como fatores sociais de sucesso a geração de empregos diretos e indiretos.

Ambientais

A geração fotovoltaica é considerada limpa e renovável, com mínimo impacto ao meio ambiente, e pode promover uma redução no uso de fontes poluentes. As características climáticas do Brasil, com alta incidência de irradiação solar na maior parte do ano, favorecem este tipo de investimento.

Econômicos

As soluções em energia limpa e renovável promovem aos consumidores, sejam eles empresas ou pessoas físicas, uma economia real nas contas de energia, recuperando o capital investido.