Artigo Estudos de Caso

Centro de Educação para Águas de Chuvas da Faculdade Comunitária de Portland, Oregon

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Ruas verdes

Estados Unidos

Oregon()

Esse estudo de caso reúne diversas tipologias de soluções baseadas na natureza para um manejo eficaz das águas das chuvas. O foco desse estudo de caso é a biovaleta que captura as águas do escoamento superficial do estacionamento e de ruas adjacentes, de modo que elas infiltrem e evitem que a contaminação difusa chegue ao rio Willamette que é o principal da cidade de Portland, Oregon. O projeto é integrado, de modo que é combinado com jardins de chuva que ficam adjacentes ao edifício, que possui teto verde. Trata-se de um projeto feito em sistema, que coleta águas de áreas pavimentadas. A biovaleta também proporciona sombreamento com o plantio de árvores nos canteiros, de modo que no verão as temperaturas do estacionamento são amenizadas, e melhoram também a qualidade do ar com a captura de particulados em suspensão no ar, e também sequestram carbono estocando na vegetação e no solo.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Co-financiado entre a cidade e a agência federal de proteção ambiental.

Desafios

  • Transformação de área asfaltada em área verde para coletar águas de escoamento superficial.

  • Possibilita a recuperação de processos naturais do ciclo das águas, com infiltração, filtragem, evapotranspiração, recarga de aquíferos, etc.

  • Materiais utilizados no projeto foram reutilizados de galpões com mais de 100 anos de idade.

  • Manejo naturalizado das águas das chuvas, reduzindo a carga no sistema de drenagem urbana.

  • Possibilita enfrentar as mudanças climáticas, com mais resiliência frente a eventos climáticos extremos

  • Melhoria na qualidade das águas, reduzindo a contaminação difusa com a fitorremediação feita pelas plantas da biovaleta.

  • Biovaletas auxiliam a restaurar serviços ecossistêmicos perdidos com a pavimentação extensiva de estacionamentos e outras áreas impermeáveis.

  • Por se localizar em um centro educacional, possibilita que alunos e visitantes se tornem educados, descubram vocações para profissões importantes para os tempos atuais, bem como formem massa crítica para o desenvolvimento de projetos que respondam aos desafios contemporâneos, melhorando o desenvolvimento regional.

  • A educação vivencial permite o desenvolvimento de habilidades em grande número de pessoas para a nova economia que necessita de profissionais habilitados a desenvolver, manejar e monitorar projetos de soluções baseadas na natureza.

Contexto

O Portland Community College é uma faculdade comunitária da cidade de Portland, localizada em uma antiga área industrial que passou de uma área majoritariamente asfaltada para um grande exemplo de conjugação de jardins e biovaletas. Em paralelo ao projeto foi criado um centro educacional para ensinar sobre águas das chuvas para seus alunos com objetivo de proporcionar educação vivencial de alta qualidade. O Centro possui diversas soluções baseadas na natureza que funcionam em sistema, como o teto verde que capta as águas das chuvas, conduzindo o excedente para os jardins de chuva que ficam no entorno do edifício no nível térreo. As biovaletas estão localizadas no estacionamento, entre as vagas, de modo a desconectarem as áreas pavimentadas possibilitando a infiltração, reduzindo a carga do escoamento superficial no sistema de drenagem urbana. O objetivo do projeto foi tornar os processos naturais visíveis, de modo a que o aprendizado possa ser com contato real com os fluxos das águas e a sua interação com a biodiversidade. Vale destacar que uma obra de arte foi integrada ao projeto, remetendo à relação da área com o rio principal.