Artigo Estudos de Caso

Centro de Tecnologia Alternativa – Machynlleth, Powys, País de Gales

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Mecanismos de difusão do conhecimento sobre resíduos

Grã-Bretanha (Reino Unido, UK)

Powys()

O CAT – Centro de Tecnologia Alternativa foi criado em 1973 por um grupo de voluntários comprometidos que queriam encontrar formas alternativas de viver sem utilizar combustíveis fósseis em resposta à crise do petróleo dos anos 70. Entre os voluntários iniciais estavam engenheiros, arquitetos, construtores e cultivadores. Em uma pedreira abandonada em Mid Wales, no país de Gales o grupo reunia visitantes e atualmente é uma instituição especializada em compartilhar soluções práticas para a sustentabilidade, com uma rica variedade de jardins, bosques, lagoas, edifícios verdes, exposições e exibições. O CAT apresenta instalações que abordam os mais diversos aspectos sobre sustentabilidade, incluindo construções ambientalmente responsáveis, conservação de energia e energias renováveis, agricultura biológica, compostagem e alternativas de vida sustentável. Com um jardim e área verdes de mais de 28 mil m2, o CAT também tem um playground especial para crianças e oferece cursos e curta duração e especializações sobre os mais diversos temas em sustentabilidade.

Custo para Implementação

De cem a quinhentos mil reais

Investimento de 20.000 libras doadas para iniciar o projeto.

Desafios

  • Espaço revitalizado que conta com ações educativas, pesquisa e promoção de boas práticas sustentáveis para a população.

Motivação

Com o objetivo de inspirar, informar e capacitar as pessoas a alcançar soluções práticas para a sustentabilidade, o CAT se dedica a pesquisar e comunicar soluções positivas para mudanças ambientais. Se no início tratava-se de um grupo pequeno de voluntários reunidos, atualmente o espaço produz sua própria energia (solar e hidrelétrica) também gera calor, água quente por meio de painéis solares térmicos e caldeiras de biomassa. Além de incentivar os visitantes a experimentarem que é possível ter uma vida mais sustentável, os cursos e eventos se combinam para uma experiência realmente inclusiva. Há um grande incentivo aos visitantes, turistas e frequentadores a conhecerem a EcoStore com produtos com menor pegada de carbono, produtos sazonais, brinquedos educativos sobre sustentabilidade e com materiais inteligentes que contribuem com a redução de resíduos.

Contexto

Num contexto onde o governo e os ativistas debatem sobre políticas-públicas para ajudar a criar uma Grã-Bretanha com zero carbono; as ações do CAT geram treinamento sobre sustentabilidade; educação ambiental para crianças reforçando todos os aspectos da sustentabilidade como mudança climática e geração de resíduos sólidos. A sustentabilidade atualmente é uma importante agenda que vem ganhando cada vez mais destaque na Grã-Bretanha, como por exemplo a criação da Comissão de Desenvolvimento Sustentável (SDC, sigla em inglês) que aconselha o governo britânico (Reino Unido, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte). Desde 2007, o CAT busca como foco principal a pesquisa no projeto Zero Carbon Britain, que fornece um modelo de como o Reino Unido poderia atingir zero emissões líquidas de gases de efeito estufa usando a tecnologia disponível nos tempos atuais.