Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução não contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A criação de espaços destinados ao conhecimento sobre resíduos não é uma solução que contribui diretamente com a emissão de gases de efeito estufa. No entanto, a formação educacional alimenta o pensamento crítico e o exercício da cidadania, o que pode, no médio e longo prazo, contribuir com a redução de emissão de gases de efeito estufa.
A solução refere-se à criação de mecanismos visando à apropriação conhecimento sobre resíduos, incluindo melhores práticas para minimizar os impactos destes sobre o meio ambiente. Abrange a criação de espaços destinados ao conhecimento, debates e conscientização sobre consumo, resíduos e sustentabilidade. Isto pode ocorrer por meio de cursos de capacitação, hubs de inovação, repositório de informações relacionadas ao setor, assim como feiras para a exposição de melhores práticas, iniciativas implementadas em âmbito regional, consultorias à empresas, incluindo espaços destinados para empresas sustentáveis, universidades e escolas apresentarem iniciativas e participarem destas ações. O objetivo principal é informar, envolver e capacitar a sociedade a alcançar soluções sustentáveis para a cidade.
O Problema
A gestão de resíduos sólidos urbanos é um problema para as cidades, mas além de medidas advindas dos agentes públicos e privados, é necessário que toda a sociedade esteja envolvida na gestão de resíduos. Os cidadãos devem conhecer os problemas ambientais, sociais e econômicos relacionados aos resíduos, pois estando envolvidos com a problemática e cientes das melhores práticas, estes podem cobrar por medidas e escolherem formas mais sustentáveis de consumo. Sendo assim, debater acerca dos problemas ambientais torna-se necessário a cada dia que passa. O ambiente ideal para esta prática é no contexto educacional, porém, é importante que este debate continue no ambiente domiciliar. Tanto no ambiente educacional quanto no domiciliar, o conhecimento sobre as boas práticas em relação ao meio ambiente e aos aspectos sociais e econômicos nem sempre são de pleno conhecimento de professores e pais. Estes atores, porém, nem sempre conseguem acompanhar o dinamismo, a velocidade e as constantes mudanças de atitude e tecnologias que vão sendo incorporadas nas cidades, nas indústrias e no dia-a-dia.
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