Artigo Estudos de Caso

Chuveiro Nebia reduz as gotas d´água em micro partículas

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Chuveiro elétrico de água atomizada

()

Metodologia

A empresa nasceu em 2010, na Cidade do México, quando o CEO Carlos Andonaegui pensava em uma maneira eficiente de reduzir o consumo de água. Ao conhecer o entusiasta em sustentabilidade Philip Winter, decidiram desenvolver um chuveiro eficiente no consumo de água. Em 2014, Carlos e Philip se mudaram para São Francisco (EUA) para construir uma empresa em escala global. Em São Francisco, conheceram Gabriel Parisi-Amon, engenheiro mecânico com experiência em termofluidos, para desenvolver um produto tecnológico e com baixo impacto ambiental. A Nebia criou um time de experts em termofluidos e designers de produtos. Os protótipos pilotos obtiveram feedback de instituições como Equinos Gyms, Stanford University, Google e Apple. Após cinco anos da sua concepção, em 2015, a empresa lançou o seu primeiro produto na plataforma de financiamento coletivo Kickstarter e contou com o apoio de oito mil e trezentos apoiadores em todo mundo, arrecadando quase US$ 1 milhão, o que possibilitou iniciar a produção do chuveiro Nebia. Em 2019, com o produto Nebia 1.0 já comercializado no mercado, a empresa lançou o Nebia 2.0 e conseguiu economizar cerca de 454 milhões de litros de água. Em 2020, a Nebia firmou uma parceria com a empresa Moen, unindo a experiência em atomização da Nebia com os recursos de design e fabricação mundial da Moen, criando um chuveiro versátil, acessível e que permita economizar 23 bilhões de litros de água até 2024.

Implementação

Atores

Nebia

Institucional/Privada

Governança

A empresa Nebia comercializa o produto em todo mundo por meio do e-commerce.

Público-alvo

Podemos considerar como público atingido de forma direta os consumidores do produto em questão e, de forma indireta, a população mundial, uma vez que o chuveiro permite uma redução substancial de consumo de água, se difundido.