Estudos
Ciclo Orgânico, Rio de Janeiro
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Compostagem de resíduos orgânicos
Brasil
Rio de Janeiro(RJ)
Metodologia
O fundador cursou Engenharia Ambiental na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde aprendeu sobre agroecologia, e a partir daí sobre compostagem. Após participar de um mutirão de agroecologia na faculdade, percebeu que esse poderia ser um negócio verde. Estagiou na empresa VideVerde, em Magé, que faz compostagem em larga escala. Sem recursos financeiros, começou a coletar resíduos em baldinhos reciclados que pegava em bares e restaurantes, limpava, etiquetava e entregava para seus primeiros clientes. O boca-a-boca foi rápido, as pessoas aderiram e o negócio cresceu exponencialmente e se transformou em uma empresa, sem deixar de enfocar na sustentabilidade. Atualmente a coleta local é feita por meio de triciclos feitos por funcionários que levam para os pontos de compostagem ou de transbordo para a usina em Duque de Caxias, que tem escala industrial. Com isso, em pouco tempo saiu de um negócio doméstico para uma empresa que tem alcance em vários bairros da cidade. (Ciclo Orgânico, 2019)
Implementação
Atores
Ciclo Orgânico
Institucional/Privada
Governança
O criador da empresa trabalha em sistema horizontalizado com os funcionários, que, segundo relatos, se sentem parte de uma família.
Público-alvo
Clientes em diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro.
Elementos de Replicabilidade
Elaborar um plano de negócios que tenha uma visão ecológica de fechamento de ciclos, que transformam o lixo em produto de maior valor agregado, e que volte melhorado para o sistema econômico – economia ecológica.
Ter conhecimento das técnicas de compostagem.
Fazer parcerias com espaços para instalar as composteiras.
Comunicar-se com a comunidade e engajar os clientes que farão parte do processo; o momento está propício para transformação de hábitos de consumo e descarte.
Tratar os clientes como parceiros e compartilhar os sucessos obtidos pelo trabalho colaborativo.
Compartilhe: