Artigo Estudos de Caso

Comunidade GROW

Metodologia

Ambiente Construído

Ecovila em áreas urbanas

Estados Unidos

Washington()

Resultados e Impactos

Benefícios ambientais e ecossistêmicos o Melhoria no ambiente, criando espaços contínuos permeáveis e biodiversos que atraem fauna e avifauna. o Manejo eficaz das águas das chuvas, com economia no consumo de água da cidade. o Produção de alimentos orgânicos cultivados pelos próprios moradores. o Impacto positivo de energia, pois gera mais do que consome. o Redução no uso de veículos motorizados com a grande utilização de bicicletas, com redução da emissão de GEE e consequente melhoria do ar, do solo e das águas. Benefícios sociais e/ou para comunidades locais o Grande interação comunitária entre os moradores. o Participação em plantios nos espaços verdes e de horta, que estimulam a convivência entre os vizinhos. Benefícios econômicos Projeto inovador em diversas áreas que impactam na economia local: oferece energia para a rede, não necessita de drenagem das águas pluviais, incentiva a produção de alimentos no local e consumo de produtos locais, ativa a economia local com mais moradores em espaços mais reduzidos que oferecem conforto e praticidade.

Fatores de Sucesso

Sociais

Ambientais

Econômicos

Fatores de Fracasso

• Resistência da administração da ilha para o crescimento habitacional. • As casas da primeira fase foram concebidas para serem moduladas, mas houveram problemas, e adaptações precisaram ser feitas introduzindo materiais que não estavam previstos. • As bicicletas fizeram tanto sucesso que não tem espaço suficiente para todas estacionarem, os bicicletários foram subdimensionados.

Fatores de Risco

Não foram encontrados

Lições aprendidas

O empreendimento é referência em desenvolvimento de moradias que enfocam na qualidade de vida comunitária e diversidade social com pegada ecológica positiva. Foi possível aumentar em 50% o número de residências atendendo aos requisitos legais, com muitos espaços verdes com alta diversidade biológica, e cultivo de alimentos. A aprovação no HDDP é muito complexa, requer que o projeto seja ecológico e que ofereça oportunidade para moradia de pessoas de diferentes camadas sociais que têm dificuldades financeiras, contudo foi por conta desse incentivo legal que o projeto pode ser realizado. É preciso equipe interdisciplinar para desenvolver o projeto com tantas variáveis que interagem na construção de um empreendimento sustentável, resiliente e que oferece excelente qualidade de vida para moradores de diversas idades e classes sociais.