Estudos
Controle para funções não críticas em refrigeradores
Energia
Ferramenta de apoio ao gerenciamento energético
Brasil
Santa Catarina(SC)
Neste estudo de caso é abordado o desenvolvimento pela CELESC Distribuição S.A, em 2016, de um algoritmo de gestão capaz de controlar as rotinas de degelo existentes nos refrigeradores frost-free domésticos, de forma que permitisse a realização desta função somente fora dos períodos de alta demanda, utilizando tanto sistemas off-line (sem comunicação entre a concessionária e o produto) quanto de sistemas on-line (com comunicação entre a concessionária e o produto). Segundo a CELESC, o sistema de degelo automático dos refrigeradores disponíveis no mercado nacional evita a formação de excesso de gelo no congelador através do acionamento de uma resistência elétrica. Essa resistência elétrica consome energia, e consequentemente aumenta o consumo do eletrodoméstico, tanto por sua potência nominal (200 W a 500 W) quanto pela carga térmica introduzida no produto. Ainda segundo a CELESC, atualmente as condições que determinam a ativação do sistema de degelo envolvem variáveis como: tempo de produto ligado, temperaturas de compartimentos e uso. Não são consideradas características de demanda do sistema de distribuição de energia. Deste modo, o degelo pode ser ativado em horários onde o consumo de energia e seu custo são mais elevados.
Custo para Implementação
Informação não disponível
A iniciativa foi executada pela Whirlpool S.A. com recursos do Programa de Pesquisa e Desenvolvimento da Celesc Distribuição S.A.
Desafios
-
Esta medida pretende descolar o consumo de energia no processo de desgelo para horários fora da ponta, fazendo um uso eficiente do recurso.
Contexto
Este projeto foi desenvolvido ao interior do laboratório, o caso de estudo ainda não foi implementando em uma comunidade específica, mas por se tratar de um projeto desenvolvido pela distribuidora CELESC em convênio com a Whirlpool S.A., as características descritas à continuação são referentes ao estado onde esta distribuidora atua. Santa Catarina se encontra localizada no centro da região Sul do país, o seu território possui uma área de 95.733 km², situado na zona temperada meridional do planeta, o estado tem um clima subtropical. Possui uma população de 6.910.553 habitantes e uma densidade de 72,18 hab./km a sua capital é Florianópolis. Os índices sociais do estado estão entre os mais altos do país e da América do Sul. Tem o mais elevado índice de expectativa de vida do país (78,7 anos), a menor taxa de mortalidade infantil (9,5‰ nasc.) e também é a unidade federativa com a mais baixa desigualdade econômica e analfabetismo do Brasil. Santa Catarina considera-se um estado enriquecido e possui o sexto mais alto PIB do país, com uma economia variada e com fortes afinidades à industrialização. Importante polo de exportação e de consumo é um dos estados que mais expandem na economia brasileira e que responde por 4% do produto interno bruto do país.
Compartilhe: