Artigo Estudos de Caso

O Dancer é um ônibus elétrico, ultraleve, feito de uma composição de materiais que em grande parte utiliza plástico reciclado de garrafas PET em sua carroceria. Desenvolvido pela empresa Vejo Projektai, o Dancer é o primeiro ônibus elétrico da Lituânia. Ele utiliza baterias pequenas com carregamento rápido e usa energia dos parques eólicos para a recarga. Possui sistema de ar condicionado moderno, internet sem fio de alta velocidade e tomadas USB para os usuários. Uma rampa extensível permite o acesso de cadeira de rodas e carrinhos de bebê. Câmeras de visão noturna transmitem imagens do entorno para monitores que funcionam como espelhos no painel do Dancer, ampliando a visibilidade do motorista. Um sistema de carregamento ultrarrápido foi desenvolvido pela empresa e instalado no terminal de transporte para permitir o carregamento da bateria em até 10 minutos, segundo informações da empresa, com autonomia de 90km e consumo de 0,72 kWh / km. Um telão na parte traseira do ônibus permite que o motorista que vem dirigindo atrás veja o que está na frente do ônibus.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Desafios

  • O ônibus foi desenvolvido para permitir o transporte de pessoas em linhas pré-determinadas da cidade.

  • O uso de ônibus elétricos para o transporte de massa contribui para a criação de uma frota de ônibus que não faça uso de motores movidos a combustíveis fósseis, diminuindo a queima de gases de efeito estufa.

  • Os ônibus elétricos podem ser uma solução para o transporte de massa com menor impacto ao meio ambiente.

Motivação

O Dancer é uma proposta inovadora de ônibus elétrico não poluente. Foi desenvolvido para atender às necessidades de transporte público da cidade sem impactos ao meio ambiente. O ônibus elétrico foi projetado com o propósito de tornar as cidades espaços melhores para se viver. É resultado de pesquisa e envolvimento de equipes multidisciplinares no desenvolvimento de um ônibus voltado ao transporte público feito com materiais recicláveis, uma bateria que carrega rapidamente e, ainda, que utiliza energia verde para a recarga. A iniciativa também visa atender às diretivas para União Europeia e do Sistema Nacional de Redução da Poluição do Ar da Lituânia.

Contexto

De uma forma geral, países da União Europeia estão alinhados aos compromissos relacionados ao clima e à energia e se comprometeram com metas e objetivos a serem atingidos na agenda 2030 das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. O Pacto Ecológico Europeu tem com objetivo tornar a Europa o primeiro continente neutro para o carbono, especialmente por meio de fontes de energia limpas e tecnologias ecológicas. Estabelece, ainda, objetivos a serem atingidos para 2020, 2030 e 2050 e controla estas metas de forma individualizada com os países membros, além de criar inúmeras iniciativas, programas e fontes de financiamento para que estas pesquisas e desenvolvimentos se viabilizem. Para 2050 a Lituânia pretende ser um país neutro em emissões de gases de efeito estufa.