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BENS E SERVIÇOS

Ônibus elétrico no transporte de passageiros

Ônibus elétrico no transporte de passageiros

Mobilidade

Transporte de massa

Solução aplicável em:

Ícone cidade de pequeno porte

Cidades de pequeno porte

Ícone cidade de médio porte

Cidades de médio porte

Ícone cidade de grande porte

Cidades de grande porte

Solução aplicável nas regiões:


Nível de maturidade da solução

Ideação e pesquisa


Aplicada em escala piloto


Disponível comercialmente e aplicada


Amplamente disseminada


Tipo de Investimento

Informação indisponível


Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)

Justificativa

A solução contribui para a redução da emissão de dióxido de carbono, pois substitui veículos que utilizam combustíveis fósseis por veículos que não os utilizam.


A solução trata da adoção de eletromobilidade em sistemas de transporte de grandes cidades. A ação principal dentro desta solução é a introdução de frota de ônibus elétricos em sistemas de transporte como alternativa aos veículos com motor de combustão interna, que são geralmente alimentados com combustíveis fósseis, como gás natural ou derivados de petróleo. Trata-se de uma solução com elevadas vantagens de eficiência energética em comparação aos motores de combustão interna, uma vez que a quilometragem rodada por unidade de energia é superior nos motores elétricos. Em outras palavras, motores elétricos convertem muito mais energia em movimento.

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O Problema

A poluição atmosférica tem atingido níveis de qualidade do ar muito abaixo àquele recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o ideal para a preservação da saúde e bem-estar da população e é resultado de décadas de prioridade ao transporte individual motorizado no cerne das políticas públicas de transporte em grandes cidades do mundo. Nesse cenário, a eletrificação da mobilidade se apresenta como uma alternativa ao transporte motorizado. A chamada transição para a mobilidade elétrica é fundamental para o desenvolvimento sustentável das cidades. Segundo estimativas da ONU (Kaosenlared, 2019), se apenas 22 cidades da América Latina substituíssem sua frota atual de ônibus e táxis por veículos elétricos até 2020, seriam economizados aproximadamente 64 bilhões de dólares em combustível, evitando a emissão de 300 milhões de toneladas de dióxido de carbono.