Artigo Estudos de Caso

Desembala

Metodologia

Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS

Ações pelo lado da demanda para redução na geração de resíduos

Brasil

Minas Gerais(MG)

Metodologia

Para lançar sua primeira linha de produtos de limpeza, a Desembala precisou encontrar uma maneira eficiente de trabalhar para garantir um preço competitivo do seu produto final ao mercado. A empresa fornece da primeira vez seus produtos em embalagens plásticas, caso seja o desejo do consumidor, assim, este já dispõe de locais para armazenar o produto com a ideia de reutilização do plástico. O objetivo é que, para reposição do produto, a pessoa adquira as soluções hidrossolúveis em sachês. Estas soluções contêm o produto de limpeza concentrado e para uso é necessário apenas a mistura do líquido com água. O sachê, por ser hidrossolúvel, dissolve inteiramente ao entrar em contato com a água, não deixando nenhum tipo de resíduo ao se desintegrar. Os produtos chegam ao consumidor de maneira ágil e recebe a sua caixa de itens adquiridos com um guia de como utilizar as soluções em sachês e os seus benefícios.

Implementação

Atores

Desembala

Institucional/Privada

Governança

A Desembala oferece soluções multiuso, limpa vidro, banheiro, desengordurante de cozinha, limpa parabrisa e aromatizador de ambientes. O diferencial da Desembala é ser hidrossolúvel, assim a embalagem de sachê dissolve 100%, não gerando microplástico. A iniciativa Desembala foi idealizada pela empresária Aleta Nunes que já tinha um protagonismo na área ambiental. A idealizadora elaborou a linha Limpa Mais com Menos, e estruturou a empresa sob um ótica de negócio já distinto sob a ótica da tecnologia e inovação para seus produtos, princípios da economia circular. Para chegar na solução ideal de conteúdo hidrossolúvel desenvolveu uma parceria com um centro de pesquisa na Europa, que não foi possível identificar o nome, que já dispunha de tecnologia. Após longos testes chegou a solução ideal, garantindo qualidade ao produto.

Público-alvo

Sociedade: os cidadãos interessados em consumir produtos com baixo impacto ambiental agora possuem uma opção com a Desembala, sem ser muito oneroso financeiramente. Empresas que atuam no mesmo segmento: há um crescimento no mercado nacional e global de empresas atuadas com vendas B2B (business to business ou negócio a negócio) no segmento de reúso, baixo uso de plástico e pegada ambiental. O sucesso da Desembala favorece o fortalecimento deste novo nicho de mercado. Instituto de Pesquisa Europa (parceiro no desenvolvimento de soluções de sachês hidrossolúvel): o Instituto parceiro da Desembala é beneficiário direto, pois teve a sua solução sendo validada e usada no mercado. Desta maneira, outros institutos em geral de pesquisa e desenvolvimento que atuam no mesmo segmento também são impactos positivamente, ampliando o nível de conhecimento e aceitabilidade da sociedade perante a soluções como os sachês hidrossolúveis.