Artigo Estudos de Caso

Desolenator

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Sistemas descentralizados de abastecimento, tratamento e reuso de água

()

O Desolenator é um produto capaz de purificar diferentes tipos de água – do mar, do rio, da chuva ou de poça de água suja e contaminada – e transformá-la em água potável utilizando apenas a energia solar, sem a necessidade de filtros ou produtos químicos. Trata-se da primeira tecnologia de dessalinização térmica solar do mundo, de baixo custo, fácil instalação, com alta qualidade de purificação da água, capaz de fornecer 15 litros de água limpa por dia e durabilidade de 20 anos. A tecnologia patenteada utiliza o calor gerado pelo painel solar para aquecer a água, cujo vapor é condensado por meio de um trocador de calor interno, originando a água potável.

Custo para Implementação

De cinco a cinquenta mil reais

O preço do produto varia de acordo com o local de compra e com as parcerias firmadas. Na Índia, o valor aproximada é de cerca de US$ 450 e nos países desenvolvidos o valor é de aproximadamente US$ 1.000 a unidade (2020).

Desafios

  • A tecnologia purifica diferentes fontes de água para diferentes regiões, oportunizando acesso à água potável.

  • O Desolenator possibilita o uso responsável da água e com eficiência.

  • A tecnologia permite a utilização de qualquer fonte de água.

Motivação

Levar água potável para um maior número de pessoas, principalmente a população que enfrenta severa escassez hídrica e em grave situação de vulnerabilidade social sobretudo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento. As soluções existentes de dessalinização da água ou filtração tem alto custo, utilizam muita energia elétrica e/ou combustíveis fosseis, sendo inviável para contextos de restrição de recursos.

Contexto

Embora 70% da superfície terrestre corresponda aos oceanos, 97,5% desse total é composto por água salgada, com somente 2,5% de água doce. No entanto, somente 1% da água doce de todo planeta está disponível para consumo. Uma pessoa precisa de, no mínimo, 50 litros de água por dia para atender às suas necessidades básicas (ONU), porém, aproximadamente 2,2 bilhões de habitantes do planeta não têm acesso à água potável, o que representa uma a cada três pessoas no mundo. O Relatório Mundial da ONU referente ao Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (2020) aponta que o consumo de água mundial cresceu seis vezes no último século, com crescimento médio de 1% ao ano em função do aumento da população, do desenvolvimento econômico e de novos modelos de consumo, impactando significativamente o acesso à água potável, cada vez mais incerto e imprevisível devido às mudanças climáticas. Diante disso, é fundamental a busca por soluções para superar as adversidades hídricas.