Artigo Estudos de Caso

Eco-Parque Pulau Semakau em Singapura

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Restauração ecológica de lixão em parques multifuncionais

Cingapura

Semakau Island()

Fatores de Sucesso

Sociais

A agência nacional do meio ambiente de Cingapura, organiza viagens para os aterros para estudantes aprenderem como minimizar o resíduo gerado individualmente. Desde 2005, Pulau Semakau está aberto para o público para atividades recreacionais, como tours guiados na natureza, pesca esportiva e visualização de estrelas. É também um hub para testar inovações como tratamento de resíduo aquático flutuante, soluções de energia renovável como por exemplo uma rede que integra múltiplas fontes de energia.

Ambientais

O perímetro cercado com uma membrana impermeável, argila marinha e camadas rochosas, mantém os arredores livres de poluição, e qualquer lixiviado gerado na área, é tratado e direcionado para uma planta de tratamento específica. Também existe um cuidado enorme com a limpeza do próprio aterro, mantendo-o livre de odores e com um visual esteticamente agradável. Além do mais, o ecossistema marítimo em volta da ilha está bem protegido e prosperando. Todo mês, as águas nos arredores das células ativas são testadas para metais pesados e outros poluentes. Árvores crescendo na ponta da ilha são indicadores biológicos de que a água permanece com qualidade intacta.

Econômicos

Ao permitir que o aterro se torne um ponto turístico para visitantes vindos de Cingapura o espaço apresenta a possibilidade de gerar receita através das visitas guiadas. Para acesso ao parque, é necessária uma permissão da Agência Nacional do Meio Ambiente gratuita.

Fatores de Fracasso

Inicialmente, as emissões de carbono subiram quando os resíduos eram queimados, mas agora as emissões são redirecionadas para câmaras de combustão na ponta dos incineradores. Lixo que não pode ser reciclado ou queimado, como resíduos de demolição e obras, são enterrados.

Fatores de Risco

Com as taxas atuais de descarte, Pulau Semakau tem a expectativa de durar até 2035, 5 anos a menos do que o que era previsto inicialmente. Por conta disso, o governo pressiona e auxilia para que a população reduza a quantidade de resíduos gerados e recicle cada vez mais, para estender a capacidade do aterro para o futuro mais distante possível. Por outro lado, o trajeto de ida e volta de barco custa 400 dólares.