Estudos
Energia solar para dessalinização da água em Kiunga, Quênia
Saneamento Ambiental - ÁGUA
Técnicas de dessalinização para aproveitamento de água salobra
Quênia
Lamu()
A ONG GivePower estabeleceu em 2018 na comunidade rural de Kiunga, no Quênia, sua primeira fazenda solar de água, chamada de “GivePower's Solar Water Farm”- Fazenda Solar de Água -, que transforma a água salgada do Oceano Índico em água potável por meio de osmose reversa com a utilização de energia solar.
Custo para Implementação
Informação não disponível
O investimento para construção da Fazenda solar de água Give Power não foi encontrada durante a pesquisa realizada em maio de 2020. A ONG Give Power recebe doações de pessoas físicas e instituições privadas para viabilizar a construção das fazendas solar de água, que permite acesso à água para comunidades distantes e em regiões de pobreza.
Desafios
-
Acessibilidade à água limpa e potável para comunidade Kiunga.
Motivação
O objetivo da ação foi ampliar a acessibilidade de água limpa e potável para os moradores de Kiunga.
Contexto
Kiunga é uma divisão do distrito costeiro de Lamu, fundada por pescadores e localizada perto do Oceano Índico, ao norte do Quênia, próximo à divisa com a República da Somália. O distrito tem uma área total de 513,9 km² e uma população de aproximadamente 3.310 de acordo com o censo de 1999. A região possui somente alguns meses de chuvas e tempo úmido, obrigando os moradores a percorrerem quilômetros em busca de água durante a maior parte do ano. A condição dos reservatórios de água muitas vezes é inadequada, salobras e contaminadas, usadas para beber, cozinhar e tomar banho. A má qualidade da água é a causa de graves doenças na população local, assim como em boa parte da África Subsaariana As usinas de dessalinização existentes consomem uma grande quantidade de energia e, para um adequado funcionamento, é necessário a distribuição constante de energia, tornando o processo caro e inviável economicamente para esta comunidade de baixa renda. Nesse sentido, a GivePower desenvolveu uma tecnologia própria para o processo de dessalinização da água salgada: utilizam os painéis solares para gerar a energia elétrica necessária para a operação e utilizam baterias da marca Tesla de alta performance para armazenar a energia, além de duas bombas hídricas que funcionam 24 horas por dia. A Fazenda Solar de Água tem capacidade para gerar água potável para 35 mil pessoas por dia.
Compartilhe: