Artigo Estudos de Caso

Estação Tubo em Curitiba

Metodologia

Mobilidade

Elementos adjacentes ao transporte coletivo: Pontos de ônibus

Brasil

Paraná(PR)

Como parte da solução para os problemas de mobilidade na cidade de Curitiba foram criadas as Estações Tubo – revolucionários pontos de ônibus que permitem o embarque em nível e o pagamento antecipado da tarifa. O projeto foi uma iniciativa do então prefeito Jaime Lerner em parceria com os arquitetos Abraão Assad e Carlos Eduardo Ceneviva, em 1991. O desafio desta equipe era viabilizar uma ideia que permitiria diminuir o tempo de embarque, garantisse proteção contra intempéries, fosse acessível e segura. O projeto ousado tinha ainda os desafios de viabilidade como o tubo curvado e os vidros. Em 1995, o Brasil ganhou o primeiro prêmio internacional de design, no iF Design Award, com a Estação Tubo, chancelada por um júri mundialmente reconhecido.

Custo para Implementação

De cem a quinhentos mil reais

O valor médio para instalação de uma estação menor e mais comum é de aproximadamente R$ 198 mil e a mais cara e maior em torno de R$ 570 mil.

Desafios

  • As estruturas como mobiliário urbano integram o sistema de transporte das cidades.

Motivação

O desafio era diminuir o tempo de espera dos ônibus na cidade que já possuía as canaletas exclusivas desde os anos 70. O tempo médio que um biarticulado levava para embarque/desembarque nas estações-tubo passou a ser de aproximadamente 23 segundos, pois os passageiros já estavam “embarcados” nas estações, bastava “entrar” no ônibus.

Contexto

Em 1991, são criadas em Curitiba as Linhas Diretas que tinham paradas a cada 3 km em canaleta exclusiva para os ônibus que ficaram conhecidos como “ligeirinhos”. O novo sistema era a modernização do sistema de transporte da cidade que já possuía o sistema trinário, com canaletas exclusivas para ônibus desde 1970. A proposta surgiu da percepção das equipes de projeto de que havia uma lentidão no trânsito dos ônibus e isso se devia à demora no embarque e desembarque dos passageiros. Começaram então estudos para avaliar de que forma isto poderia ser minimizado. O resultado foi a solução apresentada pelas Estações Tubo que, além de embarcarem no mesmo nível do ônibus, tinham estrutura para fazer a cobrança da tarifa antes do passageiro entrar no ônibus.