Soluções
Solução aplicável em:

Cidades de pequeno porte

Cidades de médio porte

Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
Os pontos de ônibus não têm impacto direto na emissão de GEE, entretanto, se bem planejados e projetados, podem contemplar telhados verdes e, desta forma, contribuir para a redução nos gases de efeito estuda. Além disso, o aumento da qualidade no transporte público de massa é um dos objetivos para diminuir o uso do transporte individual e, assim, minimizar a emissão de GEE.
A solução se refere ao mobiliário urbano, mais precisamente aos pontos de ônibus, elementos adjacentes ao transporte público de massa. Estão diretamente ligados à segurança e bem-estar dos usuários de transporte público e, em grande parte, são um problema para as administrações municipais que não conseguem realizar a implementação e/ou a manutenção adequada. Pesquisas mostram que, em média, os usuários chegam a permanecer por vinte minutos em um ponto de ônibus que minimamente precisa proporcionar proteção contra intempéries (chuva e sol), iluminação, especialmente em ruas escuras, e informações sobre a linha de ônibus. Muitas cidades optam pela concessão para empresas que podem administrar os pontos de ônibus em troca do uso do espaço publicitário e, assim, se responsabilizar pela instalação e manutenção dos pontos de ônibus, entre outros mobiliários. Esta é uma solução que desonera o município e garante qualidade aos elementos adjacentes ao transporte público de massa, assim incentivando a população a prioriza-lo relativamente ao transporte com maior intensidade de carbono.
O Problema
Um dos fatores fundamentais no transporte público de massa são os pontos de ônibus. Os pontos de ônibus são um direito do cidadão e o primeiro contato do passageiro com o transporte público de massa, assim, devem proporcionar um mínimo de segurança com iluminação, proteção contra sol e chuva e informações sobre os ônibus. Há que se considerar que o tempo de espera dos ônibus é relativamente alto em diversas cidades brasileiras. Nesse contexto, a existência ou qualificação do mobiliário urbano dos pontos ônibus é de vital importância com vistas a incentivar o transporte de passageiros.
Compartilhe: