Artigo Estudos de Caso

Estudo de Caso de LID no Condado de Horry - Carolina do Sul (EUA)

Metodologia

Saneamento Ambiental - ÁGUA

Técnicas compensatórias de drenagem urbana

Estados Unidos

South Caroline()

Após a ocorrência de uma enchente histórica em 2015 e do Furacão Matthew em 2016, que resultaram na destruição de 30% do Condado de Horry, na Carolina do Sul, a prefeitura do Condado investiu esforços na reformulação e forma de pensar em drenagem urbana. Em 2017, Condado iniciou um processo de reformulação da forma de pensar em todo o sistema de drenagem. As técnicas utilizadas foram baseadas em detenção de água de chuva a montante. Destaca-se a necessidade de que os projetos para tratamento e amortecimento de água da chuva devem ser calculados para uma chuva de 85% da precipitação média anual,e para tanto foi elaborado um manual construtivo com as built e guia para construção e operação dos sistemas.Foram ainda estipuladas as cobranças pelo manejo da água da chuva, este como forma de garantir o aporte financeiro para manutenção e operação dos sistemas. Sistemas convencionais de controle de pico de cheia necessitam de grandes sistemas, centralizados para coleta da água de chuva. O Low Impact Development (LID), por outro lado, utiliza abordagens descentralizadas de sistemas de drenagem. Estes envolvem o conceito de múltiplas barreiras de pequenos sistemas de drenagem, que resultam na redução da velocidade do escoamento superficial, permitem a infiltração da água e a evapotranspiração.

Custo para Implementação

Informação não disponível

Condado de Horry.

Desafios

  • LID prima para manutenção do ciclo natural da água uma vez que seus sistemas visam amortecimento de pico de cheia, melhoria da qualidade da água, infiltração da água da chuva e evapotranspiração.

  • LID traz o manejo sustentável do escoamento superficial decorrente da água da chuva.

Contexto

O Condado de Horry, localiza-se na Carolina do Sul, possui uma área 3.250 km 2, uma população de 333.268 habitantes (Horry County, 2017). O Condado é conhecido por seus resorts de golf e praias. Com um meio ambiente bem diversificado, possuindo 31% do solo coberto por florestas inundáveis, 19% por florestas não inundáveis, 13% produção agrícola, 11% campos de golfe e o restante por áreas urbanas. O condado possui economia voltada para o turismo e pequenas plantações.Devido ao lençol freático raso no condado, este possui limitação em utilização de fossas sépticas, por tanto, o manejo da água pluvial torna-se tão importante.