Estudos
Fábrica de empresa brasileira no México implementa projeto de eficiência energética
Energia
Projeto de eficiência energética em complexos industriais
México
Hidalgo()
Uma das maiores empresas do país, que produz e exporta motores elétricos e tem produtos presentes nos cinco continentes, a brasileira WEG, de Santa Catarina, implementou uma solução em seu próprio complexo fabril no México, cujas operações começaram em novembro de 2019, e desenvolveu um projeto de eficiência energética nos sistemas de exaustão. O complexo fabril instalado no México tem o foco na produção de tintas.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Desafios
-
Uma planta industrial pensada com soluções focadas em eficiência energética contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa.
Motivação
O compromisso da empresa é desenvolver produtos de qualidade e soluções eficientes que atendam aos parâmetros de qualidade internacionais e reflitam em ações concretas. Os parques industriais da WEG, em operação em todo o mundo, permitem a implantação e comprovação das soluções desenvolvidas para seus clientes, ou seja, a WEG usa o que desenvolve. A redução no consumo de energia, diminuição dos custos de manutenção, aumento da produtividade e da vida útil dos equipamentos são alguns dos muitos benefícios alcançados com os projetos de eficiência energética, que podem ser implantados em diversos segmentos industriais. Um outro benefício da implantação do projeto de Eficiência Energética no Filtro de Mangas é a fácil aplicação. Ele é replicável a outros sistemas de exaustão, tem uma redução significativa no consumo de ar comprimido, aumenta a vida útil dos elementos filtrantes, reduz o desgaste das tubulações e também as paradas para manutenção e troca das mangas. Os filtros de mangas são equipamentos usados na indústria para filtrar e eliminar partículas sólidas no fluxo de gases gerados.
Contexto
A nova fábrica no México facilitará operações de logística, abrirá portas de novos negócios, permitirá aumento nas exportações, geração de empregos, entre outros ganhos sociais e econômicos. Segundo Reinaldo Richter, Diretor Superintendente da WEG Tintas, o investimento é um importante passo no processo de verticalização e ampliação do portfólio de produtos da WEG na região. “A nova fábrica no México faz parte do plano de expansão do negócio de tintas. Além de ampliar a nossa participação no mercado local, que ainda apresenta boas oportunidades, conseguiremos fortalecer a nossa capacidade de distribuição internacional, principalmente para a América Central e Estados Unidos”, diz o executivo. Atualmente, a Companhia já atende o mercado de tintas do México com exportações à partir do Brasil e com estoques no país. “Esse investimento é também uma resposta aos nossos clientes mexicanos pela ótima aceitação dos nossos produtos”, acrescenta Richter.
Compartilhe: