Artigo Estudos de Caso

Fábrica de empresa brasileira no México implementa projeto de eficiência energética

Metodologia

Energia

Projeto de eficiência energética em complexos industriais

México

Hidalgo()

Fatores de Sucesso

Sociais

A nova fábrica instalada no México gerará 90 novos empregos.

Ambientais

O novo complexo no México, evitará um grande gasto com logística, já que a WEG exportava os produtos fabricados do Brasil. E a fabricação no próprio país evita trâmites logísticos e emissões de Gases de Efeito Estufa. Com o uso do Filtro de Mangas, um sistema de exaustão que opera na filtragem das partículas geradas através dos processos industriais da fundição. As partículas são devolvidas à atmosfera em conformidade com a legislação vigente. Devido ao seu destaque na operação, a aplicação adequada, com especificação de equipamentos eficientes, contribui para uma gestão ambiental responsável.

Econômicos

Custos com logística serão diminuídos e aumento de vendas e oportunidades em exportação. Geração de empregos e visibilidade para a indústria brasileira, além da geração de empregos diretos e indiretos. Com operações industriais em 12 países e presença comercial em mais de 135 países, a companhia possui mais de 31 mil colaboradores distribuídos pelo mundo.

Fatores de Fracasso

Ainda não foram apontados fatores de fracasso.

Fatores de Risco

Os riscos maiores em uma operação de abertura de uma fábrica no exterior são as governamentais e as leis locais. E obviamente as mudanças cambiais, mas podem se tornar uma oportunidade também.