Estudos
Fazenda sustentável na penitenciária desativada e abandonada de Wagram, Carolina do Norte (EUA)
Ambiente Construído
Revitalização de espaços degradados
Estados Unidos
Carolina do Norte()
Uma antiga penitenciária na Carolina do Norte, na cidade de Wagram, no Condado Escócia, foi transformada em um espaço de inclusão social e de produção de alimentos e pecuária para a população. A iniciativa foi da Organização Não Governamental GrowingChange.Org, que decidiu dar outro destino ao local que estava abandonado, uma área desativada que só dava despesa ao município. O fundador da ONG Noran Sanford, com autorização do Departamento de Segurança Pública do estado, reabriu a penitenciária, sem nenhum custo, para implementar uma fazenda sustentável e um centro educacional proporcionando bem-estar pessoal e ambiental para jovens em situação de vulnerabilidade que haviam deixado a casa dos pais, abandonado a escola ou que estavam cumprido pena em liberdade e criar oportunidade de empregos para veteranos de guerra. Encaminhados para este espaço, teriam oportunidade de acesso a educação, foco no desenvolvimento empreendedor e aprenderiam a cultivar alimentos para famílias carentes e comercializar na região. Além da agricultura, os jovens também aprendem a trabalhar com a pecuária, cuidam de colmeias, constroem caixas de compostagem e entendem como abrir o seu próprio negócio. Os jovens são compensados pelo seu trabalho, para isto a fazenda vende ovos e verduras para uma universidade próxima, e planeja vender carne e lã de ovelha também; os produtos também são vendidos para restaurantes, o que garante verba para que o projeto se mantenha e uma parte da produção é distribuída para as famílias locais. A cozinha da antiga prisão se tornou uma cozinha comunitária municipal onde são dados cursos de culinária e engenharia de alimentos, além de receber alunos da rede municipal para aulas sobre nutrição e educação alimentar.
Custo para Implementação
Informação não disponível
Informação não disponível.
Desafios
-
A criação da Fazenda no espaço da antiga penitenciária ocupou um espaço de terra abandonado e está gerando alimento para os moradores da cidade, além disto o cultivo de terras abandonadas e vazias com produtos alimentícios, como hortaliças, legumes e frutas orgânicas, favorece a proteção à camada de ozônio.
Motivação
Desafios sociais urgentes apresentam a importância de trabalhar em áreas rurais para criar comunidades ambientalmente, socialmente e economicamente sustentáveis A principal intenção deste projeto era recuperar um local abandonado que era uma antiga prisão localizada na cidade de Wagram, para criar oportunidades de emprego para veteranos de guerra, criar oportunidade para os jovens receberem treinamento vocacional e aprendizagem de serviço para a comunidade local, e sustentar resultados positivos de saúde, consciência ambiental e envolvimento da comunidade para a cidade de Wagram. A população carcerária do país diminui consideravelmente nas últimas 2 décadas, e a Carolina do Norte tem um número cada vez maior de penitenciárias sendo desativadas e dezenas já foram fechadas e estas instalações são apropriadas para as fazendas sustentáveis pois tem uma construção reforçada, cercas que podem ser aproveitadas para criação de animais e grandes áreas externas para a agricultura.
Contexto
Wagram's Scotland County, é um dos condados mais pobres da Carolina do Norte e tem o maior desemprego, enfrenta problemas em seu sistema educacional, qualidade de vida, oportunidades econômicas, saúde e bem-estar. Tem altos índices de criminalidade e cada vez mais alunos de várias idades abandonam as escolas. O condado também é um deserto alimentar, com o maior percentual de insegurança alimentar do estado. A maioria das pessoas compra sua comida em restaurantes fast-food e postos de gasolina. A população é de 35.000 pessoas e está diminuindo (U.S. Census Bureau, 2019). A renda média é de $ 30.000 anuais em comparação com $ 48.256 em todo o estado. Mais de 27 por cento dos residentes do condado vivem na pobreza.
Compartilhe: