Soluções
Solução aplicável em:
Cidades de pequeno porte
Cidades de médio porte
Cidades de grande porte
Solução aplicável nas regiões:
Nível de maturidade da solução
Ideação e pesquisa
Aplicada em escala piloto
Disponível comercialmente e aplicada
Amplamente disseminada
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Tipo de Investimento
Informação indisponível
Emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Esta solução contribui para a redução da emissão de GEE (Gases de Efeito Estufa)
Justificativa
A prática da revitalização urbana pode contribuir para a diminuição das taxas de emissão de gases de efeito estufa das cidades por meio da adoção de novas práticas urbanas no processo, como a criação de áreas verdes nas cidades, a adoção de infraestruturas urbanas sustentáveis ou o incentivo à atividade pedonal ou à utilização do espaço público no lugar da utilização de automóveis de uso individual.
A revitalização de espaços degradados consiste em um modelo de intervenção urbana ampla, a qual objetiva renovar e/ou ampliar espaços abertos com infraestrutura; desenvolver melhoras na agradabilidade estética; transformar conexões; redes e interfaces; revitalizar atividades urbanas; fundar novas centralidades; e por fim instalar novos parques temáticos e/ou sistemas ambientais. Ademais, a intervenção urbana, quando bem estruturada, pode ter impacto no crescimento socioeconômico da cidade ou da região. A solução possui impacto sistêmico no meio urbano, repercutindo em questões sociais, de bem-estar, gerando emprego e renda, segurança e integração com a natureza, assim como redução de emissões de gases de efeito estufa relativamente à intervenção cinza. Relativamente à técnica de Acupuntura Urbana, consiste em um modelo mais amplo de intervenção, contudo, que produz os mesmos benefícios para as cidades.
O Problema
Muitos espaços urbanos se tornam degradados, principalmente em cidades grandes, devido ao abandono da manutenção pública, ao envelhecimento e/ou a altos índices de criminalidade e violência na área e no entorno. Essas circunstâncias inibem a ocupação daquele espaço pelos moradores, fazendo-os perder o sentimento de pertencimento perante a cidade e a liberdade de ir e vir sob segurança no espaço público. A revitalização urbana surge como uma alternativa para tornar o espaço urbano mais agradável e seguro, devolvendo-o para a população local.
Compartilhe: