Artigo Estudos de Caso

Frota de ônibus elétricos em Shenzhen

Metodologia

Mobilidade

Ônibus elétrico no transporte de passageiros

China

Shenzhen()

A cidade de Shenzhen, que fica no sul da China, reestruturou 100% da sua frota de ônibus movidos a diesel para motores elétricos. Hoje a cidade possui a maior frota de ônibus elétricos do mundo com 16.359 ônibus circulando na cidade (Lu, 2018). Os ônibus que compõem a frota de Shenzhen exigem em torno de duas horas e meia de carga e têm autonomia de 280 a 320 quilômetros, o que representa um dia inteiro de operação. As recargas acontecem, principalmente, no período da noite ou quando os ônibus estão parados nos terminais.

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

A infraestrutura ficou em U$ 490 milhões (Bazani, 2017) e os ônibus, sem subsídio do governo custam em torno de U$ 290.000 (Berlin, 2020).

Desafios

  • O sistema de transporte público amplia o acesso da população aos mais diversos locais da cidade e regiões adjacentes.

  • O uso de ônibus elétricos na frota de transporte público contribui para descarbonizar o transporte.

  • Qualidade e eficiência no transporte de massa sem impacto ao meio ambiente.

  • Toda a frota de ônibus da cidade é elétrico e possui infraestrutura para recarga da frota.

Motivação

Os ônibus elétricos representam um valor alto de investimento para os munícipios e é necessário criar infraestrutura adequada para os mesmos, com postos de carregamento e estrutura de manutenção adequada. Na China foram introduzidas políticas específicas para combater a poluição e, entre elas, tornar o transporte público e os carros elétricos estavam entre as principais diretrizes. Para isso, diversos são os incentivos e metas e o governo tem dado subsídios significativos para que as cidades mudem suas frotas de ônibus movidos a diesel para motores elétricos. Em 2016 os subsídios por ônibus eram de U$ 150.000, mais da metade do valor do veículo (Lu, 2018).

Contexto

Shenzhen está localizada ao sul da China e pertence ao município de Guangdong. É um importante polo industrial, de tecnologia e inovação do país e uma das referências em cidades na região sul, próxima a Hong Kong. Possui 13 milhões de habitantes na área urbana e a região metropolitana totaliza 23 milhões, sendo a 5ª cidade mais populosa da China (Shenzhen Government, 2019). Em 2009 o município foi indicado para compor a lista de 13 cidades-modelo da China e mudar sua matriz elétrica suja por limpa. Diversas ações foram contempladas, tais como, a substituição da iluminação pública por lâmpadas de LED, frota de ônibus e taxis elétricos, entre outros (Zmoginski, 2018). O Governo Chinês no seu compromisso de melhorar a qualidade do ar e diminuir a poluição tem subsidiado as frotas de veículos elétricos e a infraestrutura para os mesmos (Lu, 2018).