Artigo Estudos de Caso

O primeiro ônibus autônomo do mundo no modelo de um shuttle capaz de levar os passageiros de um ponto a outro sem a necessidade de motorista. O Gacha foi desenvolvido pensando nos usuários, em suas necessidades e em como tornar o deslocamento diário mais confortável. Por meio de um aplicativo é possível localizar o Gacha e se programar para embarcar. Ele pode transitar em regiões mais inóspitas, em qualquer condição climática e ser acionado por meio do aplicativo para buscar o passageiro em sua casa, se for o caso. A proposta é que seja integrado ao transporte público. Também pode ser usado para um minimercado ou biblioteca móvel para atender comunidades com menor acesso ao comércio. O primeiro país a testar o Schuttle Bus autônomo foi a Finlândia, que está utilizando o Gacha em alguns trechos pré-determinados para testar sua efetividade, segurança e operacionalização. Posteriormente, a ideia é ampliar o seu uso.

Custo para Implementação

Informação não disponível

O valor do produto final não foi disponibilizado ainda.

Desafios

  • Os veículos autônomos são um meio de transporte eficiente e sustentável com baixo impacto no meio ambiente. Uma solução para o transporte de massa, tanto dentro da cidade, quanto ligando municípios diferentes.

  • Sem o uso de motor a combustão contribui diretamente para a descarbonização do transporte.

  • Podem ser utilizados no transporte de massa especialmente ligando dois pontos pré-determinados. São seguros, pontuais, eficientes e econômicos.

  • O transporte autônomo surge como uma solução segura para o transporte urbano uma vez que elimina o fator de risco por erro humano.

Motivação

Foi desenvolvido para atender às demandas de transporte público nas cidades de forma segura e sustentável, além de promover a qualidade de vida e o bem-estar dos usuários.

Contexto

A cada dia as cidades estão mais cheias e movimentadas, com mais pessoas, mais carros e maior poluição no ambiente em que vivemos. Os desafios hoje endereçados indicam alguns caminhos possíveis para um mundo melhor e entre eles estão as cidades inteligentes. As conhecidas smart cities prometem uma vida melhor e mais sustentável por meio de tecnologias e inteligência artificial para facilitar o dia a dia e o trânsito das pessoas. A mobilidade é fator crucial para todos e tem se mostrado um dos grandes desafios na luta pela sustentabilidade. Os carros são extremamente poluidores, ocupam muito espaço, são barulhentos e têm alto custo, além de em grande maioria fazerem uso de fonte finita de combustível. Representam um grande problema para a maioria das cidades. No entanto o transporte público ainda é um desafio, tem baixa qualidade, são movidos a combustão e muitas vezes não operam em lugares de difícil acesso. Neste contexto entra a proposição do ônibus autônomo que busca, acima de tudo, uma solução sustentável para a mobilidade urbana. Ele contribui diretamente para cidades inteligentes, não utiliza combustíveis fósseis, não polui o ar, é silencioso e seguro. Para muitos, o futuro da mobilidade são os veículos autônomos, eletrônicos e compartilhados.