Artigo Estudos de Caso

High Line: parque urbano em Nova York

Metodologia

Soluções Baseadas na Natureza (NBS)

Parques urbanos e periurbanos

Estados Unidos

New York ()

Um parque urbano em uma antiga linha de trem elevada que estava abandonada, na ilha de Manhattan – Nova York. O espaço ganhou o nome de High Line, fazendo referência a “linha elevada”. O estudo de caso ficou mundialmente conhecido e se tornou uma referência para arquitetos e urbanistas, além de um ponto turístico visitado por todos que vão a cidade. O parque tem 2,5 quilômetros de comprimento e liga 22 quarteirões na região oeste da cidade. Em todo o seu trajeto contempla espaços diferenciados, com jardins, bancos, escadarias e diferentes acessos ao térreo ou à rua. O projeto foi planejado em três seções, a primeira foi inaugurada em 9 de junho de 2009 e a segunda em 8 de junho de 2011. A terceira e última seção foi inaugurada em 2014. No parque acontecem ações culturais, gastronômicas e de lazer (Kuiper, 2020). No projeto do parque, realizado pelas empresas James Corner Field Operations e Diller Scofidio + Renfro houve desde o princípio o envolvimento de um urbanista holandês Piet Oudolf que ficou a frente de todo o projeto de urbanismo da High Line que priorizou o uso e recuperação de espécies nativas (Archilovers, 2009).

Custo para Implementação

Mais de cinco milhões de reais

O parque custou em torno de US$ 153 milhões e já atraiu em torno de US$ 2 bilhões em novas iniciativas (FALK, 2011). Os recursos foram provenientes de diferentes fontes, tanto da iniciativa privada quanto pública. No entanto não há informação detalhada das fontes dos recursos. Hoje, a manutenção do parque é de responsabilidade da Friends of the High Line e 100% dos recursos da fundação vêm de doações de pessoas, empresas e instituições por meio de um programa de captação de recursos da entidade (Friends Of The High Line, 2020).

Desafios

  • A revitalização do espaço trouxe de volta plantas nativas e criou uma área verde em meio a cidade, contribuindo com a conversação do ecossistema local.

  • O espaço se tornou um ambiente de convívio em meio a jardins e plantas nativas que têm oportunizado a vinda de polinizadores, contribuindo com a biodiversidade.

  • O espaço é dedicado ao lazer tanto de morados quanto de turistas e pessoas em trânsito, um parque urbano que contribui para a qualidade de vida e o bem-estar.

  • O projeto de restauração do parque priorizou a recuperação das plantas nativas e a criação e manutenção de diversos jardins.

Motivação

Depois de anos de abandono, a estrutura histórica estava ameaçada de demolição por ordem da prefeitura. A comunidade local se reuniu e se organizou em uma instituição sem fins lucrativos para recuperar o espaço e evitar a demolição do que eles acreditam ser um local histórico. Criaram em 1999 a Friends of the High Line que transformou a ferrovia abandonada em parque e até hoje mantém o espaço público com doações da comunidade.

Contexto

Nova York é um dos principais centros comerciais e financeiros dos Estados Unidos, onde estão localizadas grandes corporações mundiais. Localizada na região leste do país e rodeada pelo rio Hudson e o Oceano Atlântico, também é reconhecida por ser um polo turístico e cultural. A cidade é composta por cinco distritos, Bronx, Brooklyn, Queens, Staten Island e Manhattam. Este último fica na região central de Nova York e é onde está localizado o parque High Line, que fica próximo à costa do rio Hudson. A cidade possui um sistema de gestão liderado por um prefeito que responde a um conselho (mayor-council form of governmet), modelo comum nos Estados Unidos. O prefeito é eleito democraticamente e o seu mandato dura quatro anos. Construída no século XIX, a ferrovia que ficava nos trechos entre a 10ª e 11ª Avenida era no mesmo nível da rua e isso originou inúmeros acidentes. O trecho ficou conhecido como “Avenida da Morte”. Com o passar dos anos e inúmeros problemas o trecho foi interditado e o projeto West Side Improvement pediu a elevação das linhas que passaram a ficar a 9 metros do nível da rua, em 1934. A concorrência com as linhas interestaduais e os caminhões que passaram a operar com o transporte de cargas, fez com que a linha deixasse de ser usada e posteriormente abandonada nos anos 80. A ferrovia ficou abandonada por anos e se tornou uma ruína urbana. Em 1999 é criada a organização que foi capaz de recuperar a High Line e transformá-la em parque. Só em 2002 tiveram o apoio da Prefeitura de Nova York e puderam dar continuidade ao projeto que culminaria com a inauguração do primeiro trecho só em 2009 (Friends Of The High Line, 2020).