Estudos
Huskee Coffee
Saneamento Ambiental - RESÍDUOS SÓLIDOS
Compostagem de resíduos orgânicos
Austrália
Diferentes estados()
Desenvolvimento de uma xícara de café feita com as sobras do café coletados em cafeterias e outros estabelecimentos que comercializam café. O produto apresenta uma série de benefícios, mantêm a temperatura certa do café, é livre de componentes tóxicos como as xícaras que são feitas de plástico, é reutilizável e durável. O copo desenvolvido pela empresa australiana possui três diferentes tamanhos, conforme o gosto do freguês.
Custo para Implementação
Até cinco mil reais
Desafios
-
Utilizar o resíduo de um produto para criação de um novo é aplicar na pratica o conceito de upcycling, ou seja, reciclagem de uma embalagem e fabricação um novo produto de alto valor agregado.
Motivação
A quantidade de resíduos de café que sobram do processo de produção é considerável; sem uma coleta e tratamento adequado de compostagem, estes resíduos geram impacto ao meio ambiente. Entretanto, mais do que o impacto das sobras do café, os copos descartáveis feitos de papel, isopor e outros plásticos em geral são grandes vilões para o meio ambiente. Os copos descartáveis são rapidamente utilizados e viram resíduo em questão de minutos, e não são devidamente reciclados, pois não há aparato tecnológico e demanda de mercado mundial para dar conta de sua absorção. Estes resíduos estão indo parar em locais indevidos, como leitos de rios e mares, inclusive virando micropartículas ingeridas por outros animais (BBC News Brasil, 2015). Desta forma, uma das recomendações do New Plastic Economy, relatório global que direciona as principais tendências do mercado dos plásticos, orienta para eliminação total de toda embalagem plástica desnecessária, através de soluções de redesign, inovação e novos modelos de entrega do produto ao consumidor (Ellen Macarthur Foundation, 2020).
Contexto
O contexto de desenvolvimento do copo feito com restos de café como alternativas aos copos descartáveis de plástico e papel é a Austrália, país com uma população estimada em cerca de 26 milhões de pessoas (Worldometer, 2020). O país tem práticas ambientais já bem interessantes e são apaixonados por café. De acordo com o Movimento Australiano "Responsible Cafes", o país consome por ano 1 bilhão de copos de café com tampas, conhecido como "take away" (Responsible Cafes, 2020). Ainda segundo este mesmo movimento, cerca de 9 em cada 10 copos descartáveis (incluindo os compostáveis) e seus componentes acabam em aterros, em cursos d’água ou literalmente direto nas ruas.
Compartilhe: